Fortes chuvas atingiram o norte da Itália na sexta-feira (17), causando severas inundações e danos em várias regiões da Itália.
A cidade de Camposampiero, na província de Pádua, foi particularmente afetada após a cheia do rio Muson dei Sassi romper a barragem, isolando diversas casas, de acordo com a UOL.
O mau tempo impactou significativamente as regiões do Vêneto e Lombardia, com Milão enfrentando as chuvas mais intensas dos últimos 170 anos, resultando no transbordamento de três rios e inundações generalizadas. O governador do Vêneto, Luca Zaia, declarou estado de emergência e ativou uma unidade de crise.
Em Milão, na quarta-feira (15), o rio Lambro transbordou devido as fortes chuvas. As inundações foram problemáticas toda região da Lombardia.
Ainda no dia 15 de Maio, a previsão para as 48h seguintes eram de fortes trovoadas com granizo no norte da Itália, segundo a Ansa It.
A Defesa Civil emitiu um alerta vermelho para o Vêneto e laranja para Friuli-Venezia Giulia e Lombardia, mobilizando mais de 700 voluntários para lidar com a situação crítica, incluindo quedas de árvores, danos em pontes e monitoramento dos níveis dos rios Pó e Lambro.
ASSISTA AO VÍDEO
Sugestão de pauta