O risco de enxurradas, alagamentos pontuais, danos na rede elétrica e destelhamentos é elevado.
A segunda-feira amanhece com tempo instável em praticamente todos os municípios de Santa Catarina, consequência da formação de um ciclone extratropical no mar, próximo à costa sul do Brasil.
De acordo com o departamento de Monitoramento Meteorológico da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), a previsão é de chuvas intensas e temporais em diversas regiões do estado.
Desde a madrugada desta segunda-feira, são esperadas chuvas volumosas nas áreas dos planaltos, Vale do Itajaí e litoral catarinense.
Segundo o boletim meteorológico, os volumes de chuva esperados variam entre 40 e 70 mm nas áreas sinalizadas em amarelo e de 60 a 80 mm nas áreas em laranja no mapa de risco. Estas áreas apresentam risco moderado a alto para alagamentos e deslizamentos.
Além da chuva intensa, o ciclone extratropical deve provocar temporais com raios, rajadas de vento, queda de granizo e chuvas localmente fortes.
O risco de enxurradas, alagamentos pontuais, danos na rede elétrica e destelhamentos é elevado, especialmente entre o Meio-Oeste e o litoral catarinense.
Situação dos rios catarinenses
Os principais rios de Santa Catarina permanecem estáveis ou em recessão na maioria das bacias hidrográficas.
No entanto, algumas bacias do Planalto Norte e Planalto Sul ainda apresentam elevação lenta. Rios como Itajaí do Sul, Itajaí do Oeste, Itajaí do Norte e Rio Itajaí-Açu, além dos rios Negro no Planalto Norte e Canoas no Planalto Sul, estão acima da normalidade.
Com o volume de chuva previsto, há um risco moderado a alto de inundações graduais nas bacias do Vale do Itajaí, impactando principalmente as áreas mais baixas dos municípios.
Nas regiões da Grande Florianópolis, Litoral Norte e Litoral Sul, o risco é moderado. Já nas bacias do Planalto Sul e Planalto Norte, o risco de inundações moderadas deve persistir ao longo da semana.
• LEIA TAMBÉM: ‘Ciclone subtropical raro’ pode atingir Santa Catarina nos próximos dias
Operação das barragens
Para mitigar os efeitos das chuvas, as Barragens de Contenção de Cheias do Alto Vale do Itajaí estão operando com ajustes.
Na manhã do último domingo (26), a Barragem Oeste, em Taió, teve cinco das sete comportas fechadas para estabilizar o nível da água. As duas comportas restantes devem ser fechadas até as 19h.
A Barragem Sul, em Ituporanga, opera com quatro comportas abertas e uma fechada, ocupando 28,6% de sua capacidade.
A Barragem Norte, em José Boiteux, mantém uma comporta aberta e uma fechada, com 8% de seu volume ocupado.
Recomendações para a população
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu recomendações importantes para a população enfrentar o mau tempo:
1. Evitar áreas sujeitas a alagamentos e não atravessar ruas alagadas e pontilhões submersos;
2. Em caso de temporais, buscar abrigo em locais seguros e evitar atividades ao ar livre;
3. Evitar atividades de navegação, pesca, esportes marítimos e banho de mar em caso de agitação marítima;
4. Redobrar a atenção com a população vulnerável e animais em caso de frio intenso. Agasalhar-se e manter hidratação adequada.
A população deve acompanhar as atualizações dos boletins meteorológicos e os alertas emitidos no site e nas redes sociais oficiais da Secretaria de Proteção e Defesa Civil.
Sugestão de pauta