A produção conta com maquinário de marcenaria e insumos doados por empresários e parceiros locais.
A solidariedade e a reintegração social têm se destacado nos presídios de Iraí e Canela, no RS, onde presos iniciaram na última semana a produção de 135 camas de madeira para doação às populações afetadas pelas enchentes.
Este projeto, desenvolvido nos espaços das duas unidades prisionais, conta com maquinário de marcenaria e insumos doados por empresários e parceiros locais.
Em Iraí, a meta estabelecida é a produção de 100 camas. As primeiras unidades foram entregues no dia 16 de maio a abrigos de Roca Sales, com o transporte realizado por empresários que apoiam a iniciativa.
Quatro detentos, selecionados por sua experiência prévia em marcenaria, estão envolvidos na fabricação das camas. Além de contribuírem com a sociedade, os apenados têm a oportunidade de remição da pena, conforme a legislação vigente.
Os materiais utilizados na confecção das camas incluem madeira, parafusos, pregos, lixadeiras e plainadeiras, todos doados por parceiros regionais.
Adicionalmente, os detentos de Iraí produziram 140 rodos, dos quais 100 já foram distribuídos no início desta semana para as cidades de Frederico Westphalen, Muçum e Roca Sales.
No presídio de Canela, dois apenados trabalham na produção de 35 camas, utilizando madeira doada por empresários de São Francisco de Paula. Dessas, 17 camas já foram entregues à Associação Caxiense de Esportes Náuticos no dia 16, que encaminhará as doações às vítimas das enchentes.
• LEIA TAMBÉM: Homens são presos com mais de 4 kg de drogas em residência em Blumenau
Esta iniciativa não é isolada. Outras unidades prisionais também têm contribuído com a produção de materiais essenciais.
A Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves, por exemplo, fabrica sabão; o Presídio Estadual de Jaguarão produz fraldas descartáveis; e o Presídio Regional de Caxias do Sul confecciona absorventes.
Além disso, há iniciativas para a produção de abrigos para animais, pães para desabrigados e voluntários, serviço de lavanderia e confecção de roupas de cama.
Sugestão de pauta