O Governo do Estado de Santa Catarina está em solidariedade com o Rio Grande do Sul diante dos desafios causados pelas fortes chuvas e desastres naturais.
Em resposta, o governador Jorginho Mello mobilizou a Defesa Civil catarinense, a Polícia Militar (PMSC) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) para prestar auxílio imediato.
Na manhã de quarta-feira, 1º de maio, equipes completas foram enviadas, totalizando 34 profissionais, junto com um helicóptero, oito viaturas, 12 embarcações e uma viatura especializada para resgate em deslizamentos.
O governador Jorginho Mello destacou a importância da cooperação mútua em momentos de crise, afirmando: “Toda ajuda é necessária. Por isso, determinei o envio urgente de auxílio. Vamos prestar todo o nosso apoio.”
A Secretaria da Proteção e Defesa Civil (SDC) foi encarregada de coordenar e integrar as forças governamentais nesse esforço humanitário.
O secretário da SDC, coronel Fabiano de Souza, ressaltou a importância de estender a mão aos gaúchos e manter-se vigilante para atender também os catarinenses.
Os recursos enviados incluem 30 bombeiros militares, 11 embarcações, oito viaturas 4×4 e uma viatura especializada em resgate em deslizamentos.
Os militares do CBMSC concentraram-se no quartel de Araranguá e foram direcionados para Lajeado, no Rio Grande do Sul, para integrar o Sistema de Comando de Operações (SCO) e responder aos eventos adversos.
A PMSC também contribuiu enviando uma equipe do Batalhão de Aviação (BAPM) para auxiliar no resgate e no apoio humanitário às famílias desabrigadas.
Previsão para Santa Catarina
Desde domingo, 28 de maio, fortes chuvas atingem o estado do Rio Grande do Sul, resultando em três mortes e afetando cerca de 76 cidades. Santa Catarina também está em alerta devido à previsão de chuvas intensas.
-
LEIA TAMBÉM: Governador anuncia data para início da dragagem do Rio Itajaí-Açu para mitigar enchentes no Vale
A previsão do tempo para Santa Catarina indica que a quarta-feira começará com calor intenso e a possibilidade de temporais, especialmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul.
Na quinta e sexta-feira, espera-se um aumento significativo da chuva em todas as regiões, com risco de temporais e desastres naturais.
O Governo de Santa Catarina reitera seu compromisso com a segurança e o bem-estar da população, estendendo a mão aos estados vizinhos em momentos de necessidade.
ASSISTA AO VÍDEO
Sugestão de pauta