Na oficina da prefeitura de Indaial no bairro Ribeirão das Pedras pelo menos 25 grandes veículos (entre caminhões, escavadeiras, tratores e patrolas) estão parados por falta de manutenção. Alguns quebraram há mais de um ano e meio e até hoje não foram consertados. Um caminhão caçamba está sem pneu há sete meses.
Mas a deterioração do patrimônio público não é o mais grave. Os operadores de máquinas denunciaram aos Misturebas News que estão sendo obrigados a ir para as ruas nos veículos sem manutenção.
Um deles, que não quis se identificar por medo de represálias, afirmou que dirigiu um caminhão de 30 toneladas com problemas no freio. Uma das rodas teve que ser isolada. Em outra ocasião, uma patrola ficou na rua porque o eixo quebrou.
Maicon Santos, motorista concursado há dez anos, conta que o caminhão que dirige quebrou a embreagem em janeiro. Além disso, está com a troca do óleo atrasada.
“Como eles não passam por manutenção estão em condições cada vez mais precárias e a nossa vida é colocada em risco”.
Os funcionários relataram que muitos se recusam a deixar a garagem. A partir daí há um novo risco: pessoas que não especializadas estão operando o maquinário pesado.
“Um servente foi obrigado a dirigir uma retroescavadeira e acabou batendo em uma árvore”, denuncia Edson Vieira de Souza, funcionário da Secretaria de Obras há 29 anos.
Outro operador, concursado há mais de vinte anos, disse que a situação nunca esteve tão precária. “As cinco patrolas que temos estão quebradas, de 9 caminhões só 2 estão rodando e pelo menos 5 retroescavadeiras estão paradas por falta de peças. Está muito difícil trabalhar assim”, lamenta.
- LEIA TAMBÉM: Em nova ação contra a prefeitura de Indaial, MP diz que cobrança de taxa de urbanização é contra a lei
Enquanto o maquinário público fica cada vez mais precário, a prefeitura terceiriza parte da manutenção das vias utilizando uma verba de meio milhão de reais que recebeu do governo estadual no período de enchentes.
O Misturebas News entrou em contato com a prefeitura de Indaial que respondeu apenas que existem “alguns” maquinários parados, “aguardando processo licitatório de conserto de máquinas pesadas ser homologado”.
A informação, segundo a prefeitura, é do secretário de Obras, Paulo Ledra. Não houve retorno sobre a denúncia dos funcionários de que estão trabalhando nos veículos sem manutenção.
Confira algumas fotos de veículos que aguardam manutenção:
Sugestão de pauta