O pedreiro José Maria de Siqueira, de 61 anos, tentou sacar o PIS na Caixa Econômica Federal, mas não conseguiu. “O atendente do banco disse para eu procurar o Simplifica para tentar resolver”, contou.
Morador do bairro Araponguinhas, foi a segunda vez que ele buscou a central de serviços. “Sempre fui muito bem atendido aqui, as pessoas realmente se importam em te ajudar a resolver os problemas”, afirmou.
Assim como José Maria, cerca de 450 pessoas procuram o Simplifica Timbó todos os dias para resolver algum tipo de problema. O local oferece 648 serviços nas esferas municipal, estadual e federal. Foi o terceiro do País a implantar esse modelo.
É possível, por exemplo, tirar a nova carteira de identidade, verificar pendências com as companhias de água e energia, regularizar a situação do título de eleitor, fazer um boletim de ocorrência, além do atendimento aos microempreendedores, entre muitos outros.
O Simplifica Timbó existe há três anos, completados no mês passado, e pode-se dizer que é a menina dos olhos da administração municipal. “Passamos três anos planejando este local, para que funcionasse de forma eficiente, queríamos que fosse um serviço público de excelência e conseguimos”, diz a secretária de Fazenda e Administração, Maria Angélica Faggiani, conhecida como Pileca, que vai completar 40 anos no serviço público e participou de todo o processo de criação do Simplifica e de sua administração até hoje. Desde que foi inaugurado, já realizou cerca de 345 mil atendimentos.
>LEIA TAMBÉM:
Quem coordena o espaço é Murilo Grisolia que fala sobre o atendimento humanizado.
“Todos os funcionários são treinados para dar o melhor atendimento, para que o cidadão saia daqui com seu problema resolvido. Se estiver fora do nosso alcance, fazemos o encaminhamento para que ele receba as informações corretas sobre o que precisa fazer”, afirma.
O Simplifica Timbó tem 80 funcionários e 50 estagiários que são contratados através de processo seletivo.
“Esses jovens estão terminando o Ensino Médio e o que oferecemos é a entrada no mercado de trabalho. Daqui, muitos já saem encaminhados, é um papel social muito importante”, ressalta Pileca.
Certificado de Excelência
O ISO 9001 é uma norma internacional que estabelece um conjunto de regras técnicas que instituem um modelo de gestão de qualidade. Quem atende à esse padrão, recebe a certificação o que, para o cidadão, é uma comprovação de um serviço de qualidade.
Em 2020, a primeira certificação foi para os setores Compras Públicas e Licitação, da prefeitura. Em 2022, a prefeitura incluiu o Simplifica Timbó, ampliando seu escopo e certificando também o atendimento ao público.
“Não basta ter o título, é preciso mantê-lo. Ou seja, os fiscais do ISO 9001 fazem vistorias para confirmar se o atendimento continua sendo dentro das normas exigidas”, explica Murilo.
Funcionamento
O Simplifica Timbó funciona de segunda a sexta-feira na Rua Japão, das 8h às 17h, sem fechar para o almoço.
Sugestão de pauta