No próximo domingo (7), a cidade de Ascurra inaugura uma nova rota turística em parceria com o Sebrae/SC, a Rota das Capelas. Este novo atrativo promete unir arquitetura, religiosidade e natureza em um percurso que poderá ser explorado tanto por ciclistas quanto por caminhantes.
O lançamento oficial da Rota das Capelas será marcado por um passeio ciclístico gratuito, com início às 7h, saindo da nova capela construída pela Prefeitura no Centro de Ascurra, em homenagem à Nossa Senhora de Ghisallo, padroeira dos ciclistas e caminhantes.
O evento inclui café da manhã, medalha de participação e água disponível aos participantes, sendo aberto a ciclistas de todos os níveis de experiência.
Alice D’Oliveira, analista de negócios do Sebrae/SC, destaca a importância da iniciativa para o turismo regional, ressaltando que o projeto, apresentado ao trade turístico em 2023, agora se torna uma realidade que beneficiará os empreendimentos locais.
Segundo Luan Fávero, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ascurra, o planejamento da Rota das Capelas foi elaborado com base em um plano de marketing turístico, identificando o potencial do município para a criação de uma rota de cicloturismo interna, com foco na religiosidade como principal atrativo.
>>LEIA TAMBÉM: Em Indaial, homem de 71 anos é preso suspeito de tentar matar morador de Ascurra a tiros
Com um percurso de 24 quilômetros, a Rota das Capelas abrange desde o centro da cidade até comunidades do interior, passando por seis capelas que representam importantes pontos de fé e tradição dos imigrantes italianos, preservadas como memória histórica.
Essa nova rota turística promete fortalecer o turismo local, complementando as opções oferecidas pelo Vale Europeu e impulsionando a economia da região de Ascurra.
Sugestão de pauta