Segundo o HSI, a medida é motivada pelo "grave desequilíbrio econômico".
O Hospital Santa Isabel (HSI) de Blumenau comunicou à Secretaria de Saúde de Blumenau na última quinta-feira (29) que poderá suspender parcialmente os serviços prestados ao Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de 30 de junho de 2024.
Segundo o HSI, a medida é motivada pelo “grave desequilíbrio econômico” no contrato com a Prefeitura Municipal, que torna inviável a manutenção dos serviços.
O HSI afirmou que há anos vem alertando o poder público sobre a necessidade de reajustar os valores pagos pelo SUS, mas até o momento não recebeu nenhuma proposta concreta para solucionar o problema. O déficit anual projetado para 2024 é de R$ 50,6 milhões.
Em comunicado, o hospital declarou:
“O HSI tem pleno interesse na manutenção dos serviços atualmente prestados, desde que haja o equilíbrio econômico-financeiro do convênio. Porém, diante do posicionamento recente da Secretaria Estadual e Municipal de Saúde, que não apresentou nenhuma proposta de incremento financeiro para o ano de 2024, o HSI não vê mais condições de substituir o papel do poder público”.
• LEIA TAMBÉM: Preso com tornozeleira eletrônica empreende fuga de hospital em Balneário Camboriú
Os serviços do SUS que poderão ser suspensos pelo HSI incluem Oncologia, Cardiologia, Neurologia e Pronto Atendimento Aberto. O hospital destacou em nota:
“Nos colocamos à disposição para construirmos uma agenda específica para tratativa desses serviços, caso seja de interesse da Secretaria, bem como para alinharmos formas de não desassistir a população. Ratificamos que durante esse período todo o atendimento via SUS segue normalmente.”
Sugestão de pauta