Transitar com velocidade superior a 50% do limite estabelecido é considerado uma infração gravíssima.
No último domingo (25), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) conduziu uma operação de fiscalização de excesso de velocidade ao longo da BR-470, nas proximidades de Gaspar e Blumenau. Um total de 197 condutores foram flagrados ultrapassando os limites de velocidade estabelecidos.
Na seção da rodovia já duplicada, uma picape foi detectada viajando a 170 km/h, ultrapassando a velocidade máxima permitida de 100 km/h para veículos leves nesse trecho.
Em áreas de pista simples, onde o limite de velocidade é de 80 km/h, várias infrações foram registradas, incluindo um carro a 137 km/h, destacando-se como uma das violações mais significativas.
Transitar com velocidade superior a 50% do limite estabelecido é considerado uma infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sujeita a multa de R$ 880,41 e suspensão da carteira de habilitação (CNH).
• LEIA TAMBÉM: Balanço da Operação Carnaval da PRF em 2024 revela aumento de 100% em óbitos em comparação com 2023
Aumentar a velocidade diminui o tempo de reação do condutor diante de situações imprevistas, como acidentes ou pedestres atravessando a via.
Além disso, a alta velocidade agrava as lesões em caso de colisão, transformando incidentes que poderiam resultar em ferimentos leves em acidentes graves ou fatais.
Sugestão de pauta