O fato durou cerca de 2h30.
Na noite da última segunda-feira (19), um vazamento de gás liquefeito de petróleo (GLP) foi detectado por populares na Rua Arnoldo Hass,215, no centro de Pomerode. Acionados por moradores que relataram forte odor e barulho, o Corpo de Bombeiros Voluntários respondeu prontamente ao chamado.
O vazamento ocorreu em uma empresa de cristais, onde uma central de GLP, com capacidade para armazenar até 12 toneladas do gás, apresentou falha em uma de suas conexões.
O fato exigiu o isolamento imediato da área, com um raio de segurança de 100 metros e o fechamento do trânsito nas rotatórias próximas.
Equipes especializadas, equipadas com proteção respiratória, conseguiram controlar parcialmente a situação, fechando 18 dos 24 reservatórios afetados.
Contudo, o vazamento persistiu em seis deles, exigindo a intervenção da equipe técnica da empresa responsável, que se deslocou de Itajaí para prestar assistência.
• LEIA TAMBÉM: Suposto vazamento da redação do Enem 2023 é investigado pela Polícia Federal
Após medidas de segurança adicionais, incluindo a ventilação da área afetada e o uso de neblina de água para proteger os técnicos, foi possível finalmente conter o vazamento manualmente, às 22h55 horas.
Posteriormente, procedimentos de ventilação hidráulica foram realizados para dissipar o odor característico do GLP.
A análise subsequente identificou uma falha em uma das conexões como a causa do fato, que durou aproximadamente 2 horas e 30 minutos.
ASSISTA O VÍDEO ⤵️
Sugestão de pauta