Dentre essas ocorrências, 102 envolveram motociclistas.
No primeiro mês do ano, a Escola Pública de Trânsito (EPT) de Blumenau documentou um total de 163 acidentes de trânsito, revelando uma preocupante tendência.
Dentre essas ocorrências, 102 envolveram motociclistas, resultando em ferimentos para 95 deles, mesmo com o uso quase universal de capacetes.
O subtenente do 1º Grupo de Polícia Militar Rodoviária (PMRv), Nildo Pasta, enfatizou que a principal causa desses acidentes é a falta de atenção e imprudência dos condutores, representando 99% dos casos.
Pasta ressaltou que, mesmo com o uso correto de equipamentos de segurança, como capacetes, a imprudência continua sendo um fator crucial.
Comparativamente, o ano anterior também testemunhou uma alta incidência de acidentes. Em 2023, a EPT registrou um total de 2.650 acidentes, com 1.449 envolvendo motociclistas.
Apesar do uso regular de capacetes, 87% dos motociclistas feridos estavam usando o equipamento no momento do acidente.
Os relatórios indicam que a falta de atenção e a imprudência continuam sendo as principais causas, com 41% e 34% dos casos, respectivamente. Outros fatores, como embriaguez ou excesso de velocidade, compuseram apenas 5% dos registros.
• LEIA TAMBÉM: Obras de restauração da BR-470 alteram trânsito em Indaial
Os dados revelam uma necessidade urgente de conscientização e educação no trânsito para reduzir o número alarmante de acidentes.
A EPT está intensificando seus esforços para promover uma cultura de segurança viária, destacando a importância da prudência e do cumprimento das leis de trânsito para salvar vidas e prevenir tragédias nas estradas.
Sugestão de pauta