Na manhã desta quarta-feira (07), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e a Polícia Civil de Santa Catarina realizaram a Operação Takedown.
O objetivo é desfazer uma organização criminosa nacional especializada em invasões de sistemas bancários por meio de um ataque cibernético chamado “ataque lógico”.
A operação envolve o cumprimento de 12 mandados de prisão preventiva e 13 de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Blumenau.
As ações ocorrem em sete estados brasileiros, incluindo Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Rondônia, Paraíba, além do Distrito Federal.
A investigação começou após o roubo com restrição de liberdade de duas gerentes de uma instituição financeira em Blumenau, em 20 de Setembro de 2022.
O crime visava o roubo dos notebooks das vítimas, encomendados pela organização criminosa para facilitar invasões e a subtração de valores da instituição financeira, resultando em um prejuízo de cerca de R$ 2.500.000,00.
O “ataque lógico” consiste em obter notebooks da instituição alvo, acessar sua rede transacional e efetuar transferências fraudulentas para contas de “laranjas”.
Três ex-colaboradores da instituição financeira tiveram prisões decretadas por auxiliarem no crime. Bem como, os integrantes da organização criminosa já possuem passagem por crimes e fraudes digitais.
A operação conta com o apoio de diversas instituições em diferentes estados do país, visando combater e enfrentar crimes praticados em ambientes virtuais.
O CyberGAECO, força-tarefa especializada, reúne integrantes do Ministério Público de Santa Catarina, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e Corpo de Bombeiros Militar.
ASSISTA AO VIDEO
Ver essa foto no Instagram
Sugestão de pauta