Além das mortes, ainda há uma pessoa desaparecida
O temporal que atingiu a Zona Norte do Rio de Janeiro e a região Metropolitana neste final de semana, resultou em uma tragédia com onze vítimas fatais até o momento.
A forte chuva começou no sábado (13) e se estendeu até domingo (14), provocou alagamentos, deslizamentos de terra, interdição de vias e avarias em serviços públicos essenciais.
O Hospital Ronaldo Gazolla, na capital, teve o subsolo inundado e ficou sem energia. Assim como, alguns concursos e provas marcados para este domingo foram cancelados.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, decretou situação de emergência na capital. O Centro de Operações Rio informou que a cidade entrou em estágio operacional número 4, o segundo mais alto na escala de riscos. Em Niterói, o alerta é máximo.
O Corpo de Bombeiros registrou 9 vítimas, mas o Portal G1 relatou que a secretaria municipal de Saúde apontou mais uma vítima de deslizamento, totalizando onze mortes.
Uma mulher foi encontrada afogada em Acari, um homem soterrado em Ricardo de Albuquerque, e uma mulher morreu em um deslizamento no Morro da Pedreira, na Pavuna, Zona Norte do Rio.
Em São João de Meriti, três pessoas morreram, uma delas por descarga elétrica e outra por afogamento.
Em Nova Iguaçu, três óbitos foram confirmados, incluindo o de uma mulher moradora de rua. Duque de Caxias registrou duas mortes, uma por eletrocussão e outra no bairro São Bento.
A tragédia também deixou uma mulher desaparecida em Belford Roxo, onde um carro foi arrastado para o Rio Botas. O marido que a acompanhava conseguiu escapar.
Diversos incidentes, como desabamentos de imóveis, deslizamentos de barreiras e ameaças de queda de postes, foram registrados em diferentes municípios da região Metropolitana.
Houve relatos e imagens de pessoas sendo carregadas sobre colchões no meio da enchente. Assim como a linha do metrô inundou em Acari.
As equipes de resgate, Defesa Civil e demais autoridades locais continuam em operação para prestar assistência às vítimas e mitigar os impactos causados pelas chuvas.
A população é orientada a tomar cuidado e evitar deslocamentos desnecessários nas áreas mais afetadas.
ASSISTA AO VÍDEO
Sugestão de pauta