A microexplosão causou danos em vias e residências
Na última quinta-feira (11), a população de SC vivenciou a passagem de uma frente fria, que desencadeou tempestades severas, especialmente nas regiões do Vale do Itajaí e Litoral Norte.
Além das chuvas intensas, os temporais trouxeram fortes rajadas de vento, evidenciadas tanto em estações meteorológicas quanto em vídeos compartilhados por moradores.
Em Timbó, uma tempestade severa entre as 16h00 e as 17h00 causou uma microexplosão, resultando em quedas de árvores em vias públicas e residências.
Também houve destelhamentos. Na estação meteorológica da Defesa Civil de Timbó, uma rajada de vento atingiu 82,8 km/h às 16h35.
A cidade de Araquari e Joinville, enfrentou chuvas intensas em curtos períodos de tempo, chegando a registrar cerca de 80 mm entre às 17h50 e 18h40, conforme CEMADEN.
Diversas cidades, como Brusque e Corupá, enfrentaram desafios, como deslizamentos e alagamentos, conforme relatado pelas Defesas Civis municipais.
A Secretaria de Defesa Civil destaca a importância de precauções durante fortes tempestades, especialmente em casos de microexplosão.
Recomendação da Defesa Civil para microexplosão
Recomenda-se buscar locais abrigados, fechar janelas e portas, desligar aparelhos elétricos e, se possível, ficar em um cômodo de alvenaria.
Em situações de trânsito, é aconselhável estacionar longe de postes e árvores. Em locais descobertos, proteger a cabeça de objetos que possam ser arremessados pelo vento.
A comunidade local é encorajada a seguir as orientações das autoridades para garantir a segurança diante de eventos climáticos extremos.
A Defesa Civil permanece atenta para monitorar e atuar em possíveis desdobramentos decorrentes dessas tempestades.
Sugestão de pauta