O infectado pela dengue tinha viajado para outros estados
Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, enfrenta o registro do primeiro caso confirmado de dengue do ano de 2024. O caso foi diagnosticado na última quinta-feira (11).
O paciente, um homem entre 40 e 49 anos, viajou para outros estados e o Paraguai durante as festas de fim de ano. Felizmente, após atendimento no Hospital São José, está se recuperando bem.
O boletim epidemiológico revela que nos primeiros dez dias de 2024, a cidade identificou 23 casos suspeitos da doença, com seis descartados e 15 ainda em investigação.
Além disso, o aumento no número de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, é um sinal de alerta. A Vigilância já localizou 69 focos em 2024.
Estão distribuídos em diversos bairros, com foco para São Luís, Barra do Rio Cerro,Tifa Martins, Estrada Nova, Jaraguá Esquerdo, João Pessoa, Vila Nova, Centro, Amizade e Vieira.
Comparativamente, os dados do ano anterior revelam um crescimento expressivo na incidência da doença, tantos de casos como de focos.
Dados comparativos de incidência de dengue
Em 2023, Jaraguá do Sul confirmou 176 casos de dengue, representando um aumento de 147% em relação a 2022.
-
LEIA TAMBÉM: Jovem paciente oncológico precisa urgentemente de doações de sangue e plaquetas em Blumenau
A presença do mosquito também foi preocupante, com um aumento de 81% nos focos, totalizando mais de 2.260 focos encontrados.
Esse primeiro caso de 2024 serve como alerta à população, destacando a importância de medidas preventivas como a eliminação de água parada e a manutenção de ambientes limpos
Sugestão de pauta