As áreas mais afetadas compreendem os planaltos, o Vale do Itajaí e as regiões litorâneas
Nesta terça-feira (09), o estado de Santa Catarina enfrentará condições meteorológicas adversas, com a previsão de temporais e chuvas intensas.
As áreas mais afetadas compreendem os planaltos, o Vale do Itajaí e as regiões litorâneas, onde há um alto risco de danos significativos, incluindo destelhamentos, quedas de árvores e possíveis danos na rede elétrica.
É esperado que a chuva seja volumosa em curtos períodos, aumentando o perigo de alagamentos e enxurradas em pontos específicos.
Enquanto na região do Grande Oeste as chuvas devem ocorrer de maneira mais isolada, o risco ainda é moderado. As instabilidades atmosféricas, aliadas ao calor e à umidade, estão contribuindo para essa condição, favorecendo a ocorrência generalizada de chuvas, principalmente durante a tarde e noite.
A Defesa Civil recomenda buscar abrigo seguro, distante de árvores, placas, postes de energia e outros objetos que possam representar perigo em caso de ventania.
Dentro de um local abrigado, é aconselhável afastar-se das janelas, desligar aparelhos eletrônicos e considerar o banheiro em alvenaria como um espaço seguro.
• LEIA TAMBÉM: SC se prepara para novos temporais e chuvas intensas
Para quem estiver na praia, é crucial evitar adentrar a água a qualquer custo. Além disso, é recomendado evitar o contato com águas em áreas alagadas e não trafegar por pontilhões e pontes submersas. Crianças próximas a rios e ribeirões requerem cuidado especial nessas circunstâncias.
A população é orientada a seguir as instruções de segurança e estar atenta às atualizações meteorológicas para se prevenir dos impactos dessas condições climáticas adversas.
Sugestão de pauta