Essa iniciativa é uma prática constante desde 2016, alcançando mais de 1,5 mil pacientes.
No último sábado (25), o Centro de Pesquisa Oncológica (Cepon) em Florianópolis recebeu uma visita especial. Pacientes em tratamento de câncer foram agraciados com a presença reconfortante de uma equipe de saúde diferenciada: os adoráveis terapeutas Barthô, Beta e Glória, um trio de cães que trouxeram sorrisos aos leitos do hospital.
Essa iniciativa, integrante do programa de terapia ocupacional da unidade, é uma prática constante desde 2016, alcançando mais de 1,5 mil pacientes que receberam a visita carinhosa desses animais. Os cães estiveram acompanhados de seus tutores, em parceria com a Associação Patas do Bem, instituição responsável pelo treinamento e suporte das duplas.
“A rotina em um hospital oncológico pode ser bastante pesada, mas a chegada dos animais quebra esse clima e permite um momento de alegria e descontração para todos”,explicou Gabriela Bubniak, terapeuta ocupacional do Cepon.
“A ação melhora aspectos biopsicossociais, diminui os impactos negativos do tratamento oncológico e otimiza o atendimento aos pacientes e acompanhantes”, finalizou a especialista.
As visitas dos cães são regulares, ocorrendo a cada duas semanas, sempre aos sábados. Além do treinamento, a Patas do Bem se encarrega da higiene dos animais. O Cepon, por sua vez, seleciona os pacientes elegíveis para a visita, visando a segurança, excluindo aqueles imunodeprimidos, portadores de doenças contagiosas e outros fatores de risco.
“Os cães passam por um protocolo de higienização antes, durante e após a atividade hospitalar, sempre pensando na saúde e bem-estar dos pets e dos assistidos, além de estarem com a saúde sempre em dia”, diz Fabíola Provensi, coordenadora do Patas do Bem no Cepon conforme a divulgação oficial do governo estadual, responsável pela gestão do hospital.
• LEIA TAMBÉM: Jovem de 19 anos que sofreu acidente de moto em Lontras há 2 semanas morre no hospital
A última visita foi dedicada à conscientização do Novembro Azul, que destaca a prevenção e o diagnóstico do câncer de próstata. Em outubro, o trio de cães marcou presença no hospital usando adereços na cor rosa, em apoio à campanha de combate ao câncer de mama.
Sugestão de pauta