Santa Catarina, 20 de novembro – A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou a ocorrência de cinco tornados no estado apenas durante o mês de novembro, causando danos significativos em diversas regiões.
O primeiro tornado foi registrado em 6 de novembro, na cidade de Cunha Porã, no Oeste do estado.
O segundo ocorreu em Tubarão, no Litoral Sul, no dia 11 de novembro. Já o terceiro tornado foi observado em Itá, no Meio-Oeste, no dia 16.
O quarto tornado aconteceu em Urupema, no Planalto Sul, na manhã de 18 de novembro.
Na madrugada do último sábado, 18, por volta das 2h, um forte temporal, caracterizado como supercélula, provocou um quinto tornado no Litoral Sul catarinense.
O fenômeno causou danos expressivos nas cidades de Balneário Gaivota e Sombrio.
A tempestade esteve associada à formação de uma frente fria, ao aprofundamento de um sistema de baixa pressão no Paraguai e ao intenso fluxo de calor e umidade provenientes da região amazônica.
Isso criou condições favoráveis para o desenvolvimento de tempestades intensas e tornados.
Na região sul catarinense, os estragos causados pelo tornado incluíram o destelhamento de residências e galpões, além da queda de árvores.
A análise combinada de imagens de radar, fotos e vídeos confirmou a ocorrência do tornado entre os municípios de Sombrio e Balneário Gaivota.
As supercélulas são tempestades caracterizadas por rotação, sendo um ingrediente essencial para a formação de tornados.
LEIA TAMBÉM:
Elas apresentam alto potencial para provocar danos associados a ventos fortes, como destelhamentos, quedas de árvores e danos na rede elétrica.
Até o momento, cinco tornados foram confirmados pela Defesa Civil de SC somente no mês de novembro, reforçando a importância da atenção e preparação da população diante das condições climáticas adversas.
Sugestão de pauta