Mello expressou solidariedade aos moradores afetados.
Neste domingo, 19 de novembro, o governador Jorginho Mello esteve em Rio do Sul, onde se reuniu com autoridades locais e estaduais para discutir a situação das enchentes que assolam a região. Em meio à quinta enchente de 2023, Mello expressou solidariedade aos moradores afetados e assumiu a responsabilidade por buscar recursos visando obras e serviços para reduzir os impactos das cheias no Estado.
Durante o encontro, o governador destacou o empenho do governo em atender as demandas dos municípios afetados e mencionou o Plano Jica, que inclui a construção de barragens e melhorias nos sistemas fluviais como parte das medidas necessárias.
“Mesmo diante do El Niño que está alterando o clima, o Governo do Estado buscará recursos para atender essa urgência de nossa população”, afirmou Jorginho Mello.
O prefeito de Rio do Sul, José Thomé, ressaltou a necessidade de cooperação entre o governo estadual, os municípios e o legislativo catarinense para enfrentar os desafios decorrentes das chuvas intensas. Ele solicitou apoio na distribuição de ajuda emergencial e no reforço das forças de segurança para auxiliar os desabrigados e desalojados na cidade.
Maria Helena Zimmermann, Secretária Estadual de Desenvolvimento Social, mencionou as dificuldades logísticas na entrega de suprimentos, mas informou que colchões serão disponibilizados em Rio do Sul no mesmo dia. Também está sendo avaliada a distribuição de mantimentos.
• LEIA TAMBÉM: Falece Colombo Salles, ex-governador de Santa Catarina, aos 97 anos
Além disso, o governador destacou a mobilização do Exército, que está enviando tropas para atendimento na região afetada pelas enchentes, enquanto as forças de segurança, incluindo apoio do Paraná, estão em plena operação.
Este esforço conjunto visa minimizar os impactos das chuvas e prover assistência às comunidades atingidas.
Sugestão de pauta