Timbó, 7 de novembro – Um grupo de estudantes do SENAI Timbó se destacou na MECA Brasil 2023 e conquistou a atenção da Mitsubishi Electric com sua inovadora “BioRecycle Tech”.
O projeto é uma composteira elétrica e automatizada que transforma resíduos orgânicos em adubo, inspirada no funcionamento de uma airfryer.
Os estudantes se destacaram pela criatividade e inovação e é finalista em uma competição promovida pela Mitsubishi Electric.
A etapa final da MECA Brasil 2023 ocorre nos dias 7 e 8 de novembro, em São Paulo, onde os alunos apresentam um protótipo funcional do equipamento.
O projeto “BioRecycle Tech” foi desenvolvido pelos estudantes Fausto Antônio da Silva Kömmer, Gustavo Schwartz e Guilherme Schubert, sob a orientação do professor Jackson Diego Campestrini.
A composteira elétrica visa lidar com resíduos orgânicos provenientes de cozinhas industriais e residenciais, transformando-os em adubo e, assim, evitando o descarte inadequado desses materiais.
O professor Campestrini descreve a base do projeto, que se inspirou em uma airfryer:
“A BioRecycle Tech funciona de maneira semelhante a uma airfryer. Ela possui um recipiente que aquece para remover toda a umidade dos resíduos orgânicos em um funcionamento pré-programado.
Após esse processo, várias etapas são concluídas, resultando em um material sem umidade que pode ser usado como adubo em hortas, sejam caseiras ou de maior escala.”
A Mitsubishi Electric enxergou o potencial do projeto, que se alinha aos valores da empresa em sustentabilidade.
O professor Campestrini, orientador da equipe, destacou os pontos fortes da “BioRecycle Tech” e ressaltou seu orgulho em representar o SENAI Timbó na competição.
“A BioRecycle Tech é uma ideia inovadora e sustentável que se alinha com os valores da Mitsubishi Electric. Estamos orgulhosos de representar o SENAI Timbó nesta competição e de contribuir para a promoção de práticas mais sustentáveis em nossa sociedade”, concluiu.
Sobre a MECA Brasil 2023
O MECA Brasil 2023 é uma competição entre instituições de ensino superior e técnico de Engenharia, Automação Industrial e correlatas.
A competição permite que equipes de estudantes desenvolvam projetos inovadores com aplicações criativas usando produtos da Mitsubishi Electric.
LEIA TAMBÉM:
Os projetos mais promissores receberão prêmios, incluindo:
- 1 Conjunto de Robô Industrial Melfa acompanhado de módulos de E/S, software de programação e terminal de programação touch screen para a instituição de ensino do melhor projeto de ensino técnico;
- 1 Conjunto de Robô Industrial Melfa acompanhado de módulos de E/S, software de programação e terminal de programação touch screen para a instituição de ensino do melhor projeto de ensino superior;
- 1 notebook e uma mochila para cada um dos três estudantes do melhor projeto entre as instituições de ensino técnico;
- 1 notebook e uma mochila para cada um dos três estudantes do melhor projeto entre as instituições de ensino superior;
- 1 vaga de estágio de férias de três meses na Mitsubishi Electric do Brasil (Barueri) a ser realizado em 2024 para cada um dos alunos das equipes vencedoras.
Sugestão de pauta