As ações visam aliviar o fardo financeiro das famílias.
Em resposta aos desastres naturais que atingiram diversas regiões de Santa Catarina neste mês de outubro, a Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) anunciou um conjunto de medidas para apoiar os moradores e empresas afetados pelas enchentes. As ações visam aliviar o fardo financeiro das famílias e empreendedores que enfrentam dificuldades devido aos prejuízos causados pelas chuvas.
Suspensão de corte de energia
A companhia de energia elétrica informou que não suspenderá o fornecimento de energia elétrica para as unidades atingidas pelas enchentes que atrasarem o pagamento nos próximos 60 dias. Essa medida abrangerá os moradores de localidades indicadas pelas prefeituras de cada município afetado.
Parcelamento de faturas atrasadas
Além disso, a Celesc lançou um programa especial para o parcelamento de faturas em atraso, destinado a atender moradores com débitos pendentes em outubro ou nos meses anteriores, desde que residam em locais afetados pelas enchentes. Esses moradores terão a oportunidade de parcelar os valores pendentes em até 24 prestações, sem necessidade de entrada, com isenção de multa e juros pretéritos, e sem valor mínimo da parcela.
Condições e prazos
Para se beneficiar dessas medidas, as unidades devem estar localizadas em municípios que decretaram estado de calamidade ou de emergência devido às chuvas. A Celesc trabalhará em conjunto com as Defesas Civis de cada município para identificar os locais afetados.
O período para aderir a essas ações de apoio começou em 24 de outubro e se estenderá até o dia 5 de novembro. Os clientes que desejam acessar esses benefícios devem comparecer a uma das lojas da Celesc com algum documento de identificação, como RG, CPF ou CNH.
• LEIA TAMBÉM: Casal é preso em flagrante por uso de documento falso em Timbó
Essas iniciativas da Celesc se somam às ações do governo do estado, que lançou, no dia 23 de outubro, uma série de medidas destinadas a ajudar as famílias e empreendedores catarinenses que sofreram prejuízos devido às chuvas. Juntos, esses esforços visam trazer alívio e suporte às comunidades afetadas por desastres naturais em Santa Catarina.
Atuação nas chuvas
Mais de 1500 eletricistas da Celesc atuaram durante as chuvas e enchentes de outubro para restabelecer a energia e garantir a segurança da rede elétrica. Foram mais de 350 equipes trabalhando simultaneamente e espalhadas pelo Estado.
A principal dificuldade foi o acesso às redes afetadas, pois com as fortes chuvas muitas estradas foram bloqueadas por enchentes ou desmoronamentos.
Além das inundações que afetaram as regionais de Rio do Sul, Mafra e Blumenau, as fortes chuvas de outubro, em especial nos últimos dez dias, também afetaram as regionais de São Miguel do Oeste, Chapecó, Concórdia, Joaçaba, Videira e Lages.
O pico de unidades consumidoras afetadas foi de 114 mil, registradas no dia 17/10.
Sugestão de pauta