Prefeitos do Vale do Itajaí reuniram-se na manhã deste sábado, 21, em Blumenau com o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o governador Jorginho Mello.
O objetivo do encontro foi reforçar o pedido de medidas emergenciais do governo federal para os municípios atingidos pela recente enchente na região.
A reunião foi liderada pelo prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, e organizada em conjunto pela Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve), da qual Hildebrandt é presidente.
A Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi) e a Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri) também participaram da organização.
Deputados federais e estaduais, secretários de Estado e líderes empresariais da região também estiveram presentes.
Mário Hildebrandt abordou os desafios enfrentados pela Defesa Civil dos municípios para produzir relatórios, atender emergências da população e na reconstrução das vias afetadas pelas cheias.
Ele também enfatizou a importância da retomada de projetos de prevenção a desastres, como cheias e deslizamentos, no Vale do Itajaí, bem como a construção de barragens.
Hildebrandt destacou que os prefeitos da região trabalham em conjunto na busca de soluções de longo prazo.
No entanto, os prefeitos também reforçaram o pedido de investimentos em ações de prevenção, resposta e reconstrução de suas cidades.
“Lutamos para que nossa população seja atendida de imediato e nossas cidades tenham condições de retomar a rotina com brevidade”, disse.
A região do Vale do Itajaí foi uma das mais afetadas pelas enchentes recentes, e o governador Jorginho Mello afirmou que a situação ainda é delicada.
“Queremos deixar tudo claro para que os gestores possam realizar os planos de ação de forma correta e assim receberem os recursos rapidamente”, falou o governador.
O ministro Alexandre Padilha reforçou o compromisso do governo federal em auxiliar os municípios atingidos.
“Os recursos já estão disponíveis, e estamos aqui para agilizar os planos de ação de cada município.
Se houver algum problema para a inserção dos dados no sistema, vamos encontrar formas de solucionar isso o quanto antes”, afirmou o ministro.
Ele assegurou que os recursos necessários já estão disponíveis e se comprometeu a agilizar a implementação dos planos de ação das Defesas Civis Municipais.
Padilha também mencionou a disposição do presidente Lula em editar uma Medida Provisória para alocar mais recursos em ações de proteção e defesa civil no estado.
Essa ação contaria com o apoio da bancada federal catarinense.
“Hoje foi um dia importante, porque estivemos reunidos para discutir um assunto tão sério e recorrente em Santa Catarina que são as enchentes.
Estamos buscando soluções para minimizar a burocracia e agilizar os recursos.
E também abordando assuntos como obras que possam evitar novas cheias. São necessárias obras estruturantes, e estamos trabalhando para isso”, disse o prefeito”, finalizou o presidente da Amve, Mário Hildebrandt.
LEIA TAMBÉM:
Padilha se tornou o terceiro ministro a visitar Blumenau em meio à situação de emergência causada pelas chuvas.
Os ministros da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e do Meio Ambiente, Marina Silva, também estiveram na cidade anteriormente.
Sugestão de pauta