Rio do Sul é a cidade mais afetada com 998 pessoas alojadas em 21 abrigos e mais de 6.900 desalojadas.
Santa Catarina enfrenta uma situação crítica devido às fortes chuvas que assolam o estado. De acordo com a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, o número de cidades com abrigos abertos em virtude das chuvas subiu para 52. Essa informação foi divulgada na tarde deste domingo, 8 de outubro.
Entre essas cidades, Rio do Sul, localizada no Alto Vale do Itajaí, é a mais afetada, com 998 pessoas alojadas em 21 abrigos e mais de 6.900 desalojadas. Blumenau segue em segundo lugar, com nove abrigos, seguido por Tubarão com oito e Lontras com sete abrigos. No total, 121 abrigos estão operando até o momento, e a tendência é que esse número continue aumentando devido à persistência das chuvas em várias regiões do estado.
Nos abrigos, além do acolhimento, equipes de Assistência Social dos municípios estão realizando o cadastro dos moradores e identificando as necessidades de cada família afetada.
A Secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann, destacou que a SAS está acompanhando em tempo real a situação do estado e trabalhando em conjunto com a Defesa Civil e outros órgãos de segurança para garantir o atendimento a todos. Ela enfatizou que o foco é garantir a segurança e o bem-estar das pessoas afetadas.
Uma sala de situação foi ativada na Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família (SAS), e uma equipe técnica está em contato com as equipes de assistência social de todas as cidades que registraram ocorrências relacionadas às chuvas. Até o momento, mais de 140 municípios já foram atendidos. A Secretaria também faz parte do Grupo de Ações Coordenadas (Grac), que se reúne em situações de emergência com a Defesa Civil.
• LEIA TAMBÉM: Acidente de trânsito deixa 3 pessoas feridas em Blumenau
Para garantir que os abrigados tenham o necessário, o Governo de Santa Catarina, por meio da Defesa Civil e Assistência Social, já enviou colchões, kits de higiene e cestas básicas para o primeiro atendimento às famílias afetadas. Em Rio do Sul, uma das cidades mais impactadas, uma nova entrega desses itens foi feita na tarde deste domingo.
A situação segue sendo monitorada de perto pelas autoridades e equipes de ajuda humanitária para proporcionar assistência e apoio às famílias afetadas por essa tragédia.
Sugestão de pauta