Na última quarta-feira, 27, um evento médico raro surpreendeu a comunidade de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba: o nascimento de gêmeos unidos pela coluna no Hospital do Rocio.
A área de ligação é pelo sacro, uma estrutura óssea na base da coluna, e os gêmeos precisaram ser trazidos ao mundo por meio de uma cirurgia cesariana.
Seu peso combinado ao nascer foi de 3,360 quilos, e atualmente estão na UTI pediátrica do hospital, onde são considerados clinicamente estáveis.
A equipe de saúde do Hospital do Rocio está atualmente avaliando a situação para determinar o protocolo de tratamento mais apropriado.
A liderança médica durante o parto foi da médica obstetra Marina Nunes Machado.
A excepcionalidade deste caso reside na área de ligação dos gêmeos, que é pelo sacro, uma ocorrência menos comum em comparação com a ligação pelo esterno, que é mais frequentemente relatada nesses casos.
LEIA TAMBÉM:
- Bebê é decapitado no parto e município é condenado a pagar R$ 200 mil de indenização por negligência
É importante observar que a maioria desses casos não resulta em um nascimento bem-sucedido, com muitos deles não sobrevivendo até o parto ou levando ao aborto espontâneo nos estágios iniciais da gravidez.
A área de neurologia do hospital acompanhará de perto os irmãos nos próximos dias.
Além disso, está sendo considerada a opção de uma intervenção cirúrgica para a separação dos gêmeos, dependendo da avaliação médica.
Sugestão de pauta