O programa foca no desenvolvimento de projetos voltados para a sustentabilidade
A Samsung acaba de anunciar os 20 projetos semifinalistas do Solve For Tomorrow, programa global de cidadania corporativa que está em sua 10ª edição no Brasil.
A lista de semifinalistas conta com duas escolas de Santa Catarina entre os projetos selecionados para a próxima etapa do programa.
Na lista, destacam-se os temas relacionados à sustentabilidade, saúde e educação.
Com coordenação geral do Cenpec, a iniciativa é conhecida por estimular alunos e professores da rede pública de ensino a criarem soluções inovadoras para demandas reais.
Os projetos usam como base a abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
Em 2023 o Solve For Tomorrow voltou a contar com inscrições de todos os estados do país, sendo destaque entre os semifinalistas os estados de São Paulo, Maranhão e Santa Catarina, com cinco, quatro e dois projetos selecionados, respectivamente.
Estados como Espírito Santo, Rondônia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará, Amazonas, Paraíba e Mato Grosso do Sul, bem como o Distrito Federal, estão entre os semifinalistas com um projeto selecionado cada.
Estre as escolas catarinenses, um dos destaques é a Escola Estadual Bom Pastor, em Chapecó, com o projeto Handy Bompa, sobre um Dispositivo Vestível Para Auxiliar o Deslocamento de Pessoas Cegas.
Entrou na semifinal também o CEDUP – Centro de Educação Profissional Abilio Paulo, em Criciúma, com um projeto que busca melhorar a eficiência de placas fotovoltaicas por resfriamento através da água.
Além disso, a edição tem a sustentabilidade como tema de destaque até o momento, com projetos de agricultura, compostagem, reciclagem e tratamento da água, entre outros.
Agora, essas equipes terão um cronograma de mentorias para desenvolver seus projetos e aplicar possíveis melhorias, bem como se preparar para a próxima fase do programa, em que 10 equipes serão selecionadas para a final.
“O Solve For Tomorrow 2023 já é uma edição histórica para nós.
É sempre muito positivo observar o avanço do programa ao longo dessas 10 edições e, mais ainda, quando nos deparamos com projetos tão inteligentes e criativos”, afirma Anna Karina Pinto, diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil.
“Os resultados que alcançamos com essa iniciativa mostra que estamos no caminho certo para contribuir com o avanço do sistema educacional no país e, principalmente, que estamos contribuindo para que esses jovens estudantes atinjam seu máximo potencial acadêmico e tenham um futuro brilhante.
Esse é o objetivo da visão global de Responsabilidade Social da Samsung: ‘Together for Tomorrow! Enabling People’”.
“Ao longo desses dez anos, o Solve For Tomorrow Brasil se consolidou como iniciativa que combina premiação e formação em STEM para docentes e estudantes do ensino médio em escolas públicas”, avalia Maria Guillermina Garcia, gerente de programas e projetos do Cenpec.
“E é gratificante conhecer e valorizar, mais uma vez, projetos de todo o país que aliam ciência, criatividade e o empenho em apresentar soluções sustentáveis para desafios reais, contribuindo, assim, para o desenvolvimento integral dos estudantes”.
10ª edição do Solve for Tomorrow registrou aumento no número de inscrições
A atual edição do Solve For Tomorrow registrou um aumento de 28,4% no número de inscrições em comparação ao ano anterior.
Com um total de 2.348 projetos inscritos, essa é a maior edição do programa em número de inscrições desde 2014, quando a iniciativa chegou ao Brasil.
A décima edição brasileira do Solve For Tomorrow também registrou crescimento de 50,92% no número de alunos inscritos, e de 20,83% na quantidade de escolas participantes em comparação ao ano anterior.
A edição brasileira do Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros:
- a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil)
- Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI)
- o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed)
- a coordenação geral do Cenpec.
Confira os projetos semifinalistas da 10ª edição do Solve for Tomorrow
- Centro de Ensino Casemiro de Abreu: Produção de Combustível Sólido de Alto Rendimento com Cascas de Coco e Serragem / Tutótia, MA
- Escola Estadual Professor Roque Conceição Martins: Pedala Energia / Sorocaba, SP
- Centro de Ensino Integrado do Rio Anil: Sistema de Monitoramento e Controle para otimização da compostagem com Robótica / São Luis, MA
- IFES – Campus Vila Velha: Biofábrica sustentável: produção de bioinsumos agrícolas / Vila Velha, ES
- Escola Estadual Mario Pereira Pinto: Se²Oil – Satélite de monitoramento de manchas de óleo de em rios, lagos e lagoas / Campo Limpo Paulista, SP
- Escola Estadual Angelo Scarabucci: Silêncio consciente: alunos autistas e os ruídos em sala de aula / Franca, SP
- IFRO – Campus Porto Velho Calama: NanoFotoCream: antioxidante, fotoprotetor com ação repelente / Porto Velho, RO
- IFRN – Campus São Paulo do Potengi: SPP Sustentável: reciclando no Potengi / São Paulo do Potengi, RN
- Centro Educacional do Lago: Estação fotovoltaica de fornecimento de internet para atividades pedagógicas / Brasília, DF
- CEDUP – Centro de Educação Profissional Abilio Paulo: Melhorar a eficiência de placas fotovoltaicas por resfriamento através da água / Criciúma, SC
- Escola Estadual Professor Paulo Freire: EKOfraldas / Carnaíba, PE
- IEMA – Unidade Plena Itaqui Bacanga: Escola Sustentável: Nutrindo o Futuro pelas Mãos da Tecnologia / São Luis, MA
- IFSP – Campus Hortolândia: Ceramicando – CeramiLab / Hortolândia, SP
- Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Marconi Coelho Reis: PectiVitalis: Revestimento Sustentável Anti-Desperdício para Frutos / Cascavel, CE
- ETEC Cel. Fernando Febeliano da Costa: VisualRise / Piracicaba, SP
- Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) José de Araújo Rodrigues: Construção de filtro com carvão ativo da mandioca para purificar águas do rio / Codajás, AM
- Escola Estadual Bom Pastor: Handy Bompa – Dispositivo Vestível Para Auxiliar o Deslocamento de Pessoas Cegas / Chapecó, SC
- Centro de Ensino Sabino Barros – Anexo I – Jacaré: Produção de Biogás e biofertilizante: alternativa sustentável na comunidade / Penalva, MA
- Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Jornalista José Itamar da Rocha Cândido: Greentech: Cultivando o futuro – Uma alternativa para a agricultura sustentável / Cuité, PB
- Escola Estadual João Ponce de Arruda: Proposta de um catálogo físico a partir de técnicas de herborização / Três Lagoas, MS
Premiação dos semifinalistas, finalistas e ganhadores
Semifinalistas: O professor orientador e, eventualmente, o professor parceiro de cada um dos 20 projetos semifinalistas serão contemplados com 1 tablet Samsung.
Finalista: 01 (um) tablet Samsung para cada um dos 5 (cinco) alunos das 10 (dez) equipes finalistas.
Finalista: 01 (um) notebook Samsung para cada um dos professores orientadores e, eventualmente, parceiros dos 10 (dez) projetos finalistas.
Vencedores pelo Júri Popular: os 5 (cinco) alunos de cada uma das 3 (três) equipes selecionadas pelo público, e seu respectivo professor orientador e, eventualmente, parceiro, serão contemplados, cada um, com 1 (um) fone de ouvido sem fio da Samsung.
As escolas das equipes vencedoras pelo Júri Popular também serão premiadas com 1 (um) projetor da Samsung, além do troféu.
Vencedores Nacionais: cada escola desses projetos será contemplada com 1 (um) projetor da Samsung, além de troféu, placa comemorativa e selo digital.
LEIA TAMBÉM:
A escola responsável pelo projeto vencedor nacional em 1º lugar receberá também 3 (três) notebooks Samsung.
- 1º lugar: 1 smartphone Samsung + 1 smart TV Samsung + 1 fone de ouvido sem fio da Samsung para cada aluno da equipe vencedora.
- 2º lugar: 1 notebook Samsung + 1 smart TV Samsung para cada um dos alunos da equipe vencedora.
- 3º lugar: 1 smartwatch Samsung + 1 smart TV Samsung para cada um dos alunos da equipe vencedora.
Para saber mais sobre o programa, acesse o site oficial ou acompanhe o Solve For Tomorrow nas redes sociais.
Sugestão de pauta