Zanin foi indicado ao cargo pelo presidente Lula
Nesta terça-feira, 3 de Agosto, o advogado Cristiano Zanin tomou posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), após ter sido indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aprovado pelo Senado.
Com apenas 47 anos, Zanin tem pela frente uma trajetória que poderá se estender até seus 75 anos, a idade limite para a aposentadoria compulsória no STF.
A cerimônia de posse, que teve duração de dez minutos, contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o presidente Lula, os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, além de outras figuras importantes do cenário político brasileiro.
Em conformidade com a tradição das posse de ministros no STF, Cristiano Zanin não proferiu um discurso, limitando-se a jurar cumprir a Constituição e assinar o termo de posse, como preconiza o protocolo.
Zanin ocupará a vaga deixada por Ricardo Lewandowski, que se aposentou compulsoriamente em abril ao completar 75 anos. Ao assumir o cargo, o novo ministro herda aproximadamente 500 processos que estavam sob a responsabilidade de Lewandowski, entre eles, ações envolvendo a conduta do ex-presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia de covid-19 e questionamentos acerca da Lei das Estatais.
Agora como ministro do STF, Cristiano Zanin terá a oportunidade de participar dos primeiros julgamentos na Corte. Amanhã (4), o plenário virtual analisará a questão se o ministro André Mendonça poderá ou não julgar o caso relativo ao marco temporal para a demarcação de terras indígenas. Essa é uma questão de relevância que será acompanhada de perto pela sociedade.
>>LEIA TAMBÉM:
Lula indica o advogado Cristiano Zanin para vaga no STF
Na quarta-feira da próxima semana (9), Zanin fará sua estreia no plenário do Supremo, participando do julgamento sobre a constitucionalidade do juiz de garantias, tema que vem gerando intenso debate no cenário jurídico e político.
A trajetória de Cristiano Zanin no STF será acompanhada com expectativa, pois ele terá a responsabilidade de contribuir para decisões fundamentais que moldarão a sociedade brasileira. Com uma carreira jurídica respeitada e reconhecida, sua atuação será observada atentamente por todos os setores da sociedade. O novo ministro enfrentará importantes desafios, e o país aguarda com interesse suas contribuições no cenário judiciário nacional.
Sugestão de pauta