Após um julho com temperaturas amenas, o Centro-Sul terá um mês mais quente. No Norte, o tempo será seco, enquanto o Sul terá maior volume de chuva
O mês de agosto se inicia com um cenário típico do fenômeno El Niño: mais chuva no Sul, menos no Norte e um clima mais quente em quase todo o Brasil, especialmente no Centro-Sul.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é esperado que as chuvas fiquem próximas ou ligeiramente abaixo da média na maior parte do Norte e Nordeste do país ao longo do mês.
Vale ressaltar que, nessa época, “chuvas dentro da média” representam volumes considerados baixos, uma vez que agosto é um dos meses mais secos.
LEIA TAMBÉM:
Já nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, são previstas chuvas próximas ou ligeiramente abaixo da média, com possibilidade de chuvas localizadas no litoral do Sudeste devido à passagem de frentes frias.
Enquanto isso, no Sul, agosto será marcado por volumes de chuva próximos ou acima da média no leste dos estados, mas abaixo da média no noroeste e oeste do Paraná.
Quanto às temperaturas, de modo geral, elas estarão acima ou dentro da média em quase todo o país, com episódios de frio na metade do mês e possivelmente no final, especialmente na região Sul.
Previsão de chuvas para agosto:
– Norte e Nordeste: Chuvas próximas ou abaixo da média, exceto no oeste do Nordeste, onde o tempo será seco, com pouca ou nenhuma chuva, e em áreas do Pará, Amapá e leste da Bahia, onde as chuvas podem ficar um pouco acima da média.
– Centro-Oeste e Sudeste: Chuvas próximas ou abaixo da média, com possibilidade de chuvas localizadas no litoral do Sudeste.
– Sul: Chuvas próximas ou acima da média no leste dos estados, abaixo da média no noroeste e oeste do Paraná.
Previsão de temperaturas para agosto:
– Acima da média em grande parte do país, especialmente no Pará, Maranhão, Piauí e Mato Grosso.
– Variação entre 20°C e 25°C no Nordeste, norte de Minas Gerais e oeste do Paraná.
– Valores inferiores a 10°C em áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul e Santa Catarina devido a massas de ar frio.
Apesar das chuvas acima da média na maior parte do Sul, em São Paulo, em partes do Rio de Janeiro, sul de Minas e Mato Grosso do Sul, o mês não será constantemente chuvoso, de acordo com o meteorologista Fábio Luengo da Climatempo.
Ele destaca que, embora ocorram episódios significativos de chuva, a média geral ficará apenas um pouco acima do normal.
É importante ressaltar que a média de chuva para agosto é muito baixa em grande parte do Brasil.
“Para você ter uma noção, agosto é o mês mais seco do ano em São Paulo”, afirma Luengo.
Por sua vez, o meteorologista Bruno Bainy, da Unicamp, prevê uma primeira quinzena bastante quente em todo o país, com uma ligeira queda de temperatura na segunda metade do mês nas regiões Sul e oeste do Centro-Oeste, mas sem indicativos de ondas de frio intenso.
Nessas áreas, as temperaturas devem ficar próximas da média para o período.
Alguns episódios de frio, no entanto, são esperados ao longo do mês, principalmente na região Sul e partes de Mato Grosso do Sul e São Paulo, mas serão breves e menos intensos.
Sugestão de pauta