A medida foi anunciada nesta quinta-feira, 20
Santa Catarina – O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), decretou estado de emergência zoossanitária no estado nesta quinta-feira 20.
A medida é uma resposta resposta ao caso de gripe aviária que levou ao embargo de importações de carne de frango do Brasil, impactando a economia catarinense.
O decreto foi emitido após a detecção do vírus da Influenza Aviária H5N1 de alta patogenicidade em aves no estado. As ações previstas no decreto devem ser implementadas e executadas nos próximos seis meses.
O secretário de Estado da Agricultura, Valdir Colatto, foi autorizado a expedir atos complementares para regular situações específicas relacionadas ao surto de gripe aviária.
O caso de gripe aviária que motivou o embargo japonês foi confirmado em Maracajá, município do Sul do estado, no último sábado,15.
Além disso, o Japão suspendeu a compra de carne de frango e seus subprodutos comercializados por Santa Catarina em resposta à infecção.
O governador Jorginho Mello está ciente dos prejuízos que a medida de embargo pode causar ao estado e buscou ajuda do Ministério da Agricultura.
Ele conversou pessoalmente com o ministro Fávaro e o embaixador do Japão no Brasil, Hayashi Teiji, buscando soluções para reverter o embargo.
Apesar do caso de gripe aviária, a Secretaria de Estado da Agricultura afirmou que a produção comercial de aves continua livre da doença e não foi comprometida.
O estado está buscando medidas para mitigar os impactos econômicos e reverter o embargo, contando com o apoio do governo federal para solucionar a situação.
Sugestão de pauta