O Porto de Itajaí está há seis meses sem movimentação de contêineres. Segundo a Superintendência do local, isso impactou 97% de todas as operações do terminal.
O Sindicato dos Arrumadores de Itajaí divulgou um vídeo em suas redes sociais mostrando a situação que o Porto de Itajaí passa desde janeiro deste ano, quando as linhas de navios deixaram de operar nos berços até então operados pela APMT Terminals.
A empresa não opera os berços um e dois desde o início deste mês. Os berços três e quatro são administrados pelo poder público. Porém, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) autorizou o Porto de Itajaí a lançar um edital para operações de contêineres com um prazo maior. Desta vez, a empresa poderá atuar no terminal por 24 meses, em vez de seis, como era no documento anterior.
Inicialmente, o Porto de Itajaí está há seis meses sem movimentação de contêineres. Segundo a Superintendência do local, isso impactou 97% de todas as operações do terminal. Além disso, Itajaí ocupa o 28º lugar no ranking nacional do Produto Interno Bruto (PIB) e é a segunda maior economia de Santa Catarina.
A autorização para o edital foi publicada no Diário Oficial da União na quinta-feira, 29. Assim, a Superitendência do Porto de Itajaí informou que o novo documento ficará pronto até 15 de julho.
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Os envelopes serão abertos uma semana depois do recebimento das propostas das empresas. A ideia é que a operação dos contêineres seja retomada no início de agosto. Durante o mês de julho, as atividades ficarão paradas, conforme a Superintendência.
Além disso, no segundo semestre, deve ser lançado o documento definitivo, elaborado pelo governo federal, que deve prever a operação dos contêineres por 30 a 35 anos, informou a Superintendência.
Porto de Itajaí faz parceria com o Porto de Santos
Aliás, o Município de Itajaí e o Governo Federal anunciaram, em coletiva de imprensa na segunda-feira, 26, a volta da movimentação de contêineres no Porto de Itajaí. A retomada ocorrerá por meio de uma parceria com o Porto de Santos, com manutenção da Autoridade Portuária Pública e Municipal e utilização da mão de obra local. A medida deve ser efetivada em cerca de um mês e, para gerenciar as atividades, o vice-prefeito de Itajaí, Marcelo Sodré, assumirá a Superintendência do Porto.
“Acredito que a solução apresentada, numa importante parceria dos governos municipal e federal, é fundamental para que possamos ter essa retomada dos navios de contêineres por aqui. Que possamos somar ideias e esforços nessa solução imediata para a economia da nossa cidade, para o nosso Porto, para os trabalhadores portuários, empresários e para todo Estado de Santa Catarina, que também é impactado por essa situação”, destacou o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.
A parceria com o Porto de Santos possibilitará a vinda de parte das operações portuárias para Itajaí, com o fornecimento dos equipamentos necessários e a utilização da mão de obra local.
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