NGC 3256, galáxia formada pelo choque entre outras duas, possui o tamanho da Via Láctea
O telescópio espacial James Webb, da NASA, fez um novo registro da galáxia NGC 3256, localizada na constelação de Vela. O registro anterior foi do lendário telescópio Hubble.
Cientistas afirmam que a galáxia foi formada como resultado do choque entre outras duas, há 500 milhões de anos. Isso explica o tanto de estrelas jovens que ela abriga, nos “braços” espirais avermelhados e laranjados. Se tratando da escala de tempo do universo, a galáxia ainda é “filhote”.
LEIA TAMBÉM:
A NGC 3256 está a 120 milhões de anos-luz de distância da Terra e possui o tamanho da Via Láctea, cerca de 100 mil anos-luz de comprimento.
Falando em colisão de galáxias, a Via Láctea está “programada” para colidir contra a galáxia de Andrômeda, a mais próxima de nós. De acordo com estudos científicos, o fenômeno deve acontecer daqui a 4 bilhões de anos e provavelmente não representará perigo para a Terra. No entanto, toda a paisagem estelar será drasticamente modificada, resultando em um espetáculo de luzes no céu. A partir disso, teremos uma nova galáxia supermassiva.
Sugestão de pauta