Anéis do gigante de gás brilham como nunca, exibindo área livre de metano
O telescópio espacial James Webb, da NASA, tentou a sorte ao fotografar Saturno em infravermelho e conseguiu bem mais do que isso. Na imagem, divulgada recentemente, os anéis do gigante brilham como nunca e suas principais luas aparecem nitidamente.
Pelo infravermelho, Saturno aparece bastante escuro por conta da altíssima concentração de metano em sua atmosfera e nuvens. Já os anéis, brilhantes como diamante, possuem praticamente zero do material químico. As luas Dione, Encélado e Thetis também exibem brilho o suficiente para aparecerem na imagem.
LEIA TAMBÉM:
Matthew Tiscareno, líder da observação do planeta, comentou o registro:
“Estamos muito satisfeitos em ver o James Webb produzir esta bela imagem, que é a confirmação de que nossos dados científicos mais profundos também resultaram bem. Estamos ansiosos para aprofundar as explorações e ver o que as descobertas podem guardar” – conta Tiscareno.
A frase de Tiscareno significa que mais registros de Saturno pelo James Webb serão feitos, podendo exibir ainda mais novidades ou até ainda mais luas desconhecidas. Vale lembrar que a lua Encélado é forte candidata para abrigar vida marinha, além da Terra, no Sistema Solar.
Sugestão de pauta