Uso de MDMA (ecstasy) e psilocibina (cogumelos) podem ajudar a aliviar estresse pós-traumático e depressão profunda
No último sábado (1), a Therapeutic Goods Administration, órgão regulador da Austrália, anunciou a permissão para o uso de drogas psicodélicas no tratamento contra estresse pós-traumático e depressão aguda. As drogas em questão citadas são o MDMA (ecstasy) e a psilocibina, encontrada em cogumelos.
A notícia surpreendeu aos médicos australianos, mas segue estudos e tendência de outros países. Nos EUA, o uso da psilocibina é permitido nos estados de Oregon e Colorado.
LEIA TAMBÉM:
Há um porém nesse meio: os estudos ainda não são 100% certos da eficácia das drogas nos pacientes, nem mesmo sobre os possíveis efeitos colaterais. Além disso, os custos pelos medicamentos a base das drogas devem custar “os olhos da cara”. A previsão é de R$ 31,5 mil por paciente.
O dr. Paul Linknaitzky, chefe do Laboratório Clínico Psicodélico da Universidade Monash, localizado na Austrália, comentou sobre:
“Há preocupações de que a evidência ainda seja inadequada e que seguir para serviço clínico seja um movimento prematuro; que clínicos incompetentes ou com pouca estrutura possam inundar o espaço; que o tratamento possa ser inacessível para a maioria; que a supervisão formal de treinamentos, tratamentos e resultados dos pacientes seja mínima ou mal comunicada” – explicou o doutor.
No entanto, se os estudos finais revelarem que as drogas possuem alto potencial no tratamento de tais condições psicológicas, a medicina mundial receberá mais um auxílio de grande peso.
Sugestão de pauta