Temperatura inusitada para os espanhóis pode provocar mortes e consumo exagerado de energia elétrica, invocando situação de alerta
Na segunda (26), a Espanha registrou inusitados 44º C pelos termômetros do país. Os espanhóis não estão acostumados com a temperatura padrão do Rio de Janeiro, o que pode provocar mortes e consumo mais que exagerado de energia elétrica.
A Agência Estatal de Meteorologia (AEMET) declarou situação de alerta durante os monitoramentos pelas cidades. Na fronteira com Portugal, a temperatura alcançou 43,8º C, enquanto na cidade de Sevilla, bateu 42,9º C.
LEIA TAMBÉM:
Empresas de construção e outras que fazem trabalho ao ar livre estão mudando os horários de trabalho para evitar insolação e outros perigos pela exposição ao Sol forte.
“O horário habitual é das 08:00 às 15:30, mas mudamos para 07:00 às 14:30. Há três anos tive quatro insolações enquanto trabalhava, golpes de calor nos quais você perde a consciência. Hoje tomo bastante precaução” – disse Miguel Ángel, trabalhador de construções.
Cientistas da World Weather Attribution (WWA) analisaram que esta onda de calor na Espanha deveria atingir temperaturas menores. Segundo eles, as mudanças climáticas que ocorrem devido ao aquecimento global estão, obviamente, impulsionando as temperaturas aos extremos.
Dados da Organização Meteorológica Mundial (OMM) apontam que a Europa é o continente que mais sofre com o clima. Atualmente, a temperatura média já está 2,3º acima da era pré-industrial.
Sugestão de pauta