O inverno astronômico está começando oficialmente nesta quarta-feira, 21, marcando o início da estação mais fria do ano. No entanto, de acordo com especialistas da Defesa Civil de Blumenau, o inverno climatológico já teve início algumas semanas atrás na região. Além disso, a atuação do El Niño traz algumas mudanças em relação às condições climáticas esperadas.
Normalmente, o inverno em Blumenau é caracterizado pela diminuição das chuvas. No entanto, com a atuação do fenômeno El Niño, haverá uma maior disponibilidade de umidade na região Sul do país, incluindo Blumenau.
Isso porque o fenômeno traz um aquecimento anômalo da água superficial no oceano Pacífico e estará presente de forma moderada durante todo o trimestre de inverno (junho, julho e agosto) deste ano.
Devido a isso, espera-se que as chuvas ocorram com mais frequência ao longo da estação, com destaque para o mês de agosto, quando os acumulados de chuva podem ficar acima da média histórica.
Por isso, é importante que os moradores estejam preparados para um período com maior presença de precipitações, que podem afetar a rotina na cidade.
LEIA TAMBÉM:
Além disso, a previsão indica que o inverno de 2023 será menos rigoroso do que o habitual, com tendência de temperaturas acima da média. Embora haja a entrada de massas de ar frio na região, elas não devem durar.
Ou seja, os dias frios se alternarão com períodos de maior aquecimento, resultando em uma variação térmica ao longo da estação.
Por fim, a Defesa Civil de Blumenau recomenda que a população fique atenta às condições climáticas, bem como siga as orientações de segurança durante episódios de chuvas intensas.
Sugestão de pauta