A Defesa Civil prevê que o ciclone extratropical avance pelo Estado na sexta-feira, 16
A passagem do ciclone por Santa Catarina causou um rastro de destruição em diversas cidades, principalmente na região Sul do Estado, na noite de quinta-feira, 15. Chuvas e fortes ventos causaram deslizamentos em três municípios: Praia Grande, Joinville e São Francisco do Sul.
“As próximas horas ainda inspiram muitos cuidados. A chuva já está se deslocando para o Sul, elevando o risco de alagamentos e deslizamentos para a região”, escreveu o governador Jorginho Mello (PL), nas redes sociais.
A Defesa Civil prevê que o ciclone extratropical avance pelo Estado na sexta-feira, 16. A expectativa é de chuva intensa e volumosa principalmente na faixa leste. Há ainda previsão de rajada forte de vento, podendo chegar a 80km/h.
LEIA TAMBÉM:
“A sequência de dias chuvosos traz risco moderado a alto para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações”, diz o boletim da Defesa Civil.
Em relação ao rios, “observam-se elevações em seus níveis, mas ainda dentro da normalidade, nas bacias hidrográficas das regiões do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul”, informou o órgão.
“Devido aos volumes esperados, devem ser observadas elevações mais expressivas nos níveis dos rios na região do Litoral Sul catarinense ao longo das próximas horas, podendo ocorrer extravasamento, principalmente nos menores, como córregos e ribeirões, que já se encontram com níveis elevados devido à chuva persistente, com destaque para as bacias dos Rios Urussanga, Araranguá e Mampituba”, concluiu a Defesa Civil.
Ciclone causa estragos
Além disso, segundo a Defesa Civil estadual, a região Sul é a mais afetada e ao menos 14 cidades atingidas. Em Praia Grande, um abrigo público adaptado acolheu 65 pessoas. Os Bombeiros precisaram resgatar moradores de bote por conta das ruas completamente alagadas. Um deslizamento de rocha também interrompeu o trânsito na Serra do Faxinal.
A empresa responsável pelo abastecimento de água na cidade informou que a rede adutora de abastecimento foi atingida. Com isso, não há previsão de restabelecimento do fornecimento da água.
Destruição em outras cidades (informações da Defesa Civil)
- Em Praia Grande, 20 pessoas tiveram que sair de suas casas após deslizamentos.
- São João do Sul apresenta risco “muito alto de deslizamento” e há registros de alagamentos, disse o governador.
- Em Tubarão, 19 idosos deixaram uma casa de repouso por causa de alagamento.
- Em Pescaria Brava, Laguna e Jaguaruna aconteceram alagamentos pontuais.
- Já em Balneário Rincão e Forquilhinha o nível da água subiu bastante e a situação é de alerta.
- No Norte do Estado, houve deslizamento em Joinville e São Francisco do Sul. Não há desabrigados no momento.
Sugestão de pauta