O segundo semestre do futebol brasileiro conta com vários jogos importantes envolvendo competições nacionais e continentais. Além das quatro divisões nacionais, duelos pela Copa do Brasil, Libertadores e Copa Sul-Americana também dividem as atenções dos fãs de futebol no país.
Entretanto, no estado de São Paulo, a Federação Paulista de Futebol oferece uma opção para os vários clubes do estado possuírem um calendário e também almejarem um calendário no ano seguinte. Trata-se da Copa Paulista, que reúne equipes paulistas em uma competição de grupos, possibilitando que estas possam disputar a Copa do Brasil ou o Brasileirão Série D no ano seguinte.
Clubes na Copa Paulista na atual temporada
Ao todo, 18 equipes estarão na disputa da Copa Paulista no ano de 2023. Como resultado, os clubes foram divididos em três grupos contendo seis equipes cada, onde se enfrentam em duelos de ida e volta, totalizando dez rodadas no 1° turno:
- Grupo 01: Comercial, Noroeste, São Bento, Grêmio Prudente, Marília e Mirassol.
- Grupo 02: Ponte Preta, Juventus, Primavera, XV de Novembro, Oeste e Red Bull Bragantino.
- Grupo 03: Portuguesa, São Caetano, Portuguesa Santista, Santo André, São Bernardo e São José.
>>LEIA TAMBÉM: Jogos dos clubes brasileiros na última rodada da fase de grupos da Libertadores
Algumas equipes presentes na competição devem usar elencos reservas, pois já possuem uma divisão nacional. Independente de qual você considere como melhor sites de apostas, é possível encontrar jogos da Copa Paulista, pois a competição possui uma imensa cobertura. Aliás, incluindo transmissão de jogos por parte da Federação Paulista de Futebol como também de canais de televisão.
No fim das dez rodadas, as oito equipes com melhores campanhas avançam para as quartas de final, que serão disputadas em jogos de ida e volta com a vantagem do segundo mando de campo para os clubes melhores qualificados.
Premiação e datas
A Copa Paulista é uma oportunidade para clubes que não estão no cenário do futebol nacional brasileiro. Visto que, o campeão da competição pode escolher entre disputar a Copa do Brasil – competição conhecida por conhecer altos valores financeiros para os participantes, ou disputar o Brasileirão Série D no ano seguinte. A equipe vencedora escolhe qual das duas competições quer disputar, enquanto o vice-líder fica com a premiação restante.
A previsão para o início da competição é dia 2 de julho. Já a grande final, que será disputada em dois jogos, está prevista para acontecer nos dias 8 e 15 de outubro.
Sugestão de pauta