Ivna Lohana, maranhense de 20 anos, chamou a atenção da agência espacial ao descobrir galáxias e asteróides no espaço profundo
Atualmente, a lista de brasileiros ganhando reconhecimento pela NASA, a agência espacial norte-americana, vêm crescendo cada vez mais. Agora é a vez de Ivna Lohana, jovem de 20 anos de idade e moradora de Timon, no Maranhão.
Através do programa virtual ‘Galaxy Cruise’, pelo Observatório Astronômico Nacional do Japão, a jovem maranhense conseguiu descobrir 5 galáxias e 3 asteróides. Ela utilizou imagens do Observatório de Mauna Kea, localizado no Havaí, que fotografa e filma o espaço profundo.
Com os feitos, Ivna concorreu e levou o prêmio da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, através do Instituto Federal de Maranhão (IFMA). Observando os passos da jovem, a NASA ofereceu uma bolsa de estudos para a L’SPACE Academy, no Alabama (EUA). O programa contempla um treinamento para virar astronauta.
LEIA TAMBÉM:
No entanto, Ivna não possui os recursos financeiros necessários para custear sua ida e outras despesas da viagem e hospedagem. Portanto, ela criou uma VAQUINHA ONLINE para atingir a meta necessária para a viagem, avaliada em R$ 9 mil. No momento de escrita desta matéria, o valor alcançado é de R$ 3.937,03.
A brasileira é a líder de uma equipe dedicada às descobertas astronômicas, chamada de ‘Murphy’. O nome é uma referência à filha do protagonista Cooper (Matthey McConaughey) no sucesso mundial ‘Interestelar’, de 2014.
Atualmente graduanda em Biologia, Ivna Lohana almeja estudar Astrobiologia e Genética. Ela comenta sobre suas metas além da astronomia:
“A bolsa de iniciação científica em que eu estava encerrou, mas atualmente estou com um projeto sobre plantas medicinais com a minha professora de botânica. O intuito do projeto é estudar as plantas da nossa localidade, Timon, Teresina, para ver como as substâncias delas reagiriam dentro do corpo humano para tratamento de doenças como o câncer, epilepsia, alzheimer e diabetes” – diz Ivna.
Sugestão de pauta