Cidade mais populosa do estado afunda entre 1 a 4 milímetros por ano
Se você respondeu que é pela elevação do nível dos mares, acertou parcialmente. Existe outro motivo que culminará na submersão da ilha de Manhattan: o peso dos prédios.
Um estudo realizado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos aponta que a principal região do estado de Nova York está afundando entre 1 a 4 milímetros anualmente. Isso se deve ao peso das mais de 1 milhão de construções pela ilha, em especial os arranha-céus, como o Empire State e o Novo World Trade Center.
LEIA TAMBÉM:
Existe um nome para este fenômeno: subsidência. Isso significa que toda a cidade está se deslocando para baixo em relação a um ponto fixo, que seria o nível do mar. Por isso, vários moradores da cidade de Manhattan já relatam alagamentos misteriosos nos porões das residências, mesmo em dias ensolarados.
Em junção ao fenômeno, o Oceano Atlântico, sofrendo com o aquecimento global e derretimento das calotas polares da Terra, está aumentando de nível. Portanto, além de Manhattan estar afundando sob o próprio peso, ainda sofrerá em breve com o aumento do mar ao redor.
A melhor forma de “driblar” a subsidência em Nova York é parando de construir mais prédios. No entanto, mesmo se parar agora, a cidade continuará afundando, pois ela atualmente pesa cerca de 762 bilhões de kg segundo os pesquisadores do estudo.
Sugestão de pauta