Planeta vermelho foi exibido ao vivo direto de sua órbita para toda a Terra
Na sexta (2), a Agência Espacial Européia (ESA) proporcionou ao mundo a primeira live diretamente do planeta vermelho. Marte foi exibido em cores e em tempo real, com um leve atraso de 3 a 17 minutos por conta da distância com a Terra.
“Normalmente, vemos imagens de Marte e sabemos que elas foram tiradas alguns dias antes. Estou animado para ver Marte como ele está agora, o mais próximo possível de um ‘agora’ marciano!” – exaltou James Godfrey, gerente de operações da ESA, antes do início da transmissão.
LEIA TAMBÉM:
A transmissão é uma comemoração pelos 20 anos da sonda Mars Express, que orbita o planeta e faz o mapeamento de toda a superfície em 3D. Por isso, a ESA explica que as câmeras da sonda são muito antigas e nunca estiveram preparadas para fazer lives, o que resultou nas imagens de baixa qualidade.
Colin Wilson, cientista de projetos da ESA, aproveitou o momento para explicar sobre o porquê as estrelas e todo o universo não aparecem nas imagens. Segundo o cientista, captar Marte na imagem exige uma regulação precisa de brilho, portanto, acaba ocultando tudo por trás do planeta.
Os objetos celestes, como planetas e luas, refletem muito da luz do Sol. Portanto, todas as fotos ocultarão todo o cosmos de fundo. O cientista aproveitou para informar que a Mars Express se guia pelo espaço através da posição das estrelas, como faziam os antigos exploradores na Terra.
Sugestão de pauta