Embora mundialmente reconhecida pelo seu litoral, o interior do estado de Santa Catarina também guarda lugares preciosos que valem a pena serem visitados
Santa Catarina é um dos três estados situados na região sul do país. Famoso pelo seu litoral cheio de belas praia e também ilhas, sendo a de Florianópolis a capital do estado, é comum ser o destino de quem procura bons pontos para surfar, com destaque para Balneário Camboriú e também Garopaba, Joaquina e Imbituba, além da própria capital. Mas no interior do estado também estão várias belezas prontas para serem desbravadas.
Belas serras, passeios de aventura e pequenas cidades e vilarejos com forte influência europeia são as características mais marcantes no roteiro do visitante do interior catarinense.
As belezas naturais saltam aos olhos em paisagens repletas de cânions e cachoeiras, as construções inspiradas nas edificações europeias são um fenômeno à parte, além das comidas e vinhos produzidos na região.
O turismo tem sido redescoberto no interior de Santa Catarina, embora algumas cidades como Penha, casa do parque Beto Carrero World, nunca tenham deixado de ser bem visitadas. É ali, no vale do Itajaí, que também fica Blumenau, sede principal da Oktoberfest, a festa de tradições alemãs regada por muita cerveja, contemplando também danças e comidas típicas do país europeu.
>>LEIA TAMBÉM:
Do quente da festa é possível ir direto para São Joaquim, que no inverno costuma registrar temperaturas baixíssimas, além de neve! O contraste com o quente das praias é inevitável, mas é o local favorito para quem sonha em um dia ver o fenômeno sem precisar sair do país. Lá está o Parque Nacional de São Joaquim, construído para servir de proteção às matas de araucárias, algumas delas somente encontradas nesta região.
Joinville é outra cidade que guarda muito das tradições alemãs, mas sua grande atração fica por conta de ser palco de um dos maiores festivais de danças do mundo. Mas nem por isso deixa de guardar muito valor histórico, já que toda sua cultura é preservada em museus que retratam a imigração e colonização europeia ocorrida ali.
Quem busca por algo mais radical, pode em Santo Amaro de Imperatriz o que tanto espera. Suas montanhas e cavernas tem se tornado polo para os apreciadores dos esportes, a ponto de ter virado sede de eventos nacionais. Quem gosta de muita natureza também vai amar Siderópolis, com sua icônica capela submersa, e suas atividades de rafting, trilhas e tirolesa ao ar livre.
Santa Catarina traz atrações para todos os tipos de gostos, do radical ao contemplativo, para curtir a natureza ou somente um tempo de qualidade com os amigos e a família. E para ter a garantia de que tudo correrá bem, nada melhor do que fazer um bom roteiro com antecedência. Através dele, garantir a melhor hospedagem e também fazendo um aluguel de carro, a melhor maneira de se evitar dores de cabeça, podendo assim se divertir sem sustos.
Sugestão de pauta