A intervenção mais imediata será próximo ao trevo de acesso ao bairro Estação e a Ponte sobre o Rio Itajaí-Açu
Nesta semana, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) de Rio do Sul confirmou para a Prefeitura de Ascurra que, no início da próxima semana, entregará as primeiras galerias para os trabalhos de manutenção da BR-470, na altura da Ponte sobre o Rio Itajaí-Açu.
Inicialmente, desde a ocorrência naquele local, a administração municipal manteve contato com a entidade, através da Defesa Civil e Secretaria de Planejamento. Assim, solicitando a manutenção emergencial neste ponto.
LEIA TAMBÉM:
A intervenção mais imediata será próximo ao trevo de acesso ao bairro Estação e a Ponte sobre o Rio Itajaí-Açu, em que uma grande erosão está colocando em risco a trafegabilidade da via. Além disso, está invadindo a área do pátio da sede dos Bombeiros Voluntários da União. O equipamento de monitoramento climático da Defesa Civil de Santa Catarina também corre perigo.
Como é o projeto do DNIT acontecerá?
O projeto foi elaborado pelo órgão, e aprovado pelo setor de engenharia da Prefeitura. Nele consta que, na jusante para o Rio, um muro de arrimo será feito. Além disso, o órgão colocará galerias de 2,5m x 2,5m, em com uma travessia na BR-470. Vindo do bairro Estação para a margem esquerda da rodovia. O projeto ocorrerá em etapas.
Desde o início dos problemas neste local, a Defesa Civil de Ascurra, juntamente com o setor de Engenharia da Prefeitura, tem monitorado a situação.
Porém, no final do mês de abril, uma vistoria foi realizada no local, com a presença de técnicos da Prefeitura, Defesa Civil e do Prefeito de Ascurra, Arão Josino, e do Analista em Infraestrutura de Transportes do DNIT de Rio do Sul, Cristhiano Zulianello dos Santos.
Sugestão de pauta