A Polícia Civil do Rio de Janeiro, através da Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA), encontrou o corpo do ator catarinense Jeff Machado da Costa, de 44 anos. Ele estava desaparecido desde 27 de janeiro.
Segundo informações da polícia, o corpo do ator estava amarrado dentro de um baú, enterrado e concretado a dois metros de profundidade. Aliás, os policiais encontraram o baú enterrado em um terreno na Rua Itueira, em Campo Grande, Zona Oeste do Rio. O local pertence a uma mulher, que alegou ter alugado o terreno para um homem já identificado pela polícia.
Ao todo, nove homens trabalharam na equipe que recuperou o corpo do ator: dois operaram uma britadeira, dois policiais civis trabalhavam com pás e picaretas e cinco homens da Defesa Civil.
A DDPA encontrou o corpo nesta segunda-feira, 22. No entanto, a identificação e confirmação aconteceram apenas no fim da terça-feira, 23, através da análise das digitais do ator catarinense. O advogado da família, Jairo Magalhães, confirmou a informação.
“O corpo foi encontrado na segunda-feira em uma casa em Campo Grande. Está confirmado desde ontem [23], no final do dia, pela perícia da Polícia Civil do Rio de Janeiro, que é o corpo é dele. A família já foi avisada por mim agora”, disse o advogado Jairo Magalhães.
Além disso, a polícia também informou que o baú em que Jeff estava enterrado pertencia a ele e foi retirado da casa do ator. O advogado também confirmou essa informação.
“Esse baú pertence ao Jeff, é parecido a um outro que ele tem na casa dele, e foi retirado de lá. É uma outra pista que levou a delegacia a desconfiar de quem estava envolvido no caso: a de que era uma pessoa que tinha acesso à casa do Jeff”, contou Jairo Magalhães.
Após a confirmação, a Polícia Civil comunicou a família do ator catarinense na manhã desta quarta-feira, 24. Segundo Magalhães, os familiares já se deslocaram ao Rio de Janeiro para dar andamento às burocracias e, assim, poder trazer o corpo para SC.
Desaparecimento e mensagens de texto
Jeff desapareceu no dia 27 de janeiro após sair de uma casa em Campo Grande. Na ocasião, a família descobriu o desaparecimento após uma organização não governamental entrar em contato com eles, pois os oito cães do ator catarinense estavam abandonados na casa dele.
No entanto, a mãe dele já desconfiava dos contatos recentes feitos pelo ator através de aplicativos de mensagem. Segundo ela, os supostos contatos de Jeff com os familiares era sempre através de mensagem de texto e não se pareciam com a forma que ele normalmente escrevia. Por isso, ela acredita que, na verdade, alguém se passava pelo filho.
Senha do celular alterada
Em março deste ano, quase dois meses após o desaparecimento, a família descobriu que alguém havia alterado a senha do serviço de nuvem do celular do ator catarinense, bem como desativado a função da localização por GPS..
Ainda de acordo com a família, as mudanças aconteceram no dia 7 de fevereiro. Ou seja, 11 dias após a formalização do registro de desaparecimento na Polícia Civil.
Por isso, os familiares não acreditam que o ator catarinense tenha feito essas alterações. Na época, a desconfiança de que Jeff teria sido vítima de um golpe cresceu, bem como o medo de ele possivelmente estar em poder de uma ou mais pessoas conhecidas.
Quem era o ator catarinense
Jeff Machado nasceu em Araranguá e já trabalhou com jornalismo, produção, atuação e também voluntariado. Aliás, em SC, ele atuou como colunista em diversas revistas de Rio do Sul e Florianópolis.
O ator começou a se profissionalizar em 1997, quando saiu do estado para estudar atuação e outros temas, como comunicação social e direito.
LEIA TAMBÉM:
No entanto, Jeff voltou para Santa Catarina em 2008, quando saiu do eixo Rio-São Paulo para morar em Florianópolis. Ali, trabalhou como assessor de imprensa, produtor, diretor de arte, cenógrafo, vitrinista e stylist em campanhas, eventos, desfiles, videoclipes e programas de TV.
Além disso, Jeff acumulou no currículo voluntariado como assessor de imprensa e produtor em eventos beneficentes realizados no estado.
O ator catarinense voltou a morar no RJ em 2014. Como ator, Jeff garantiu um papel como soldado filisteu na novela “Reis”, da Record.
Por fim, Jeff também é conhecido como um amante de animais e tutor de oito cães. Dentre eles, após a morte do ator, um desapareceu e outros dois morreram.
Sugestão de pauta