Teste mundial visa medir o nível da habilidade de leitura entre alunos do 4º ano do ensino fundamental
Nesta terça (16), saíram os resultados do teste Progress In International Reading Literacy Study 2021 (PIRLS 2021). O exame de nível global, realizado com crianças do 4º ano do ensino fundamental, posicionou o Brasil em 39º lugar, entre 43 países.
O teste existe desde 2001, mas esta foi a primeira vez com a participação brasileira. O objetivo do PIRLS é medir a capacidade de cada criança de compreender textos, ler fluentemente e desenvolver um senso crítico.
LEIA TAMBÉM:
As redes pública e privada de 43 países recebem a prova. As questões são todas dissertativas e complexas.
“Tudo o que aconteceu na pandemia: escolas fechadas, acesso precário ao ensino remoto e falta de coordenação nacional do governo federal trouxe impactos. Há muito o que evoluir. Não só estamos entre os últimos países do ranking, como também temos um dos maiores índices de desigualdade entre os estudantes” – comentou Gabriel Corrêa, diretor de políticas públicas da ONG ‘Todos pela Educação’.
Apenas 13% das crianças brasileiras conseguiram a aprovação no teste, enquanto outras 38% não conseguem ter a capacidade mais básica de leitura.
Países como Rússia, Inglaterra, Singapura, Finlândia e China alcançaram o topo do ranking.
Sugestão de pauta