O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) investirá quase R$ 1 milhão em 62 mil grades de proteção em Brasília. Segundo informações do Gabinete, a medida de segurança é para proteger o presidente Lula e seus familiares de protestos como os de 8 de janeiro.
“Considerando os atuais acontecimentos na política do país e a intensificação da polarização de posicionamento partidário e a previsão de ocorrência de manifestações na área central de Brasília, o isolamento da área do Palácio do Planalto por meio da utilização de grades de proteção promove uma barreira física que facilita o controle de acesso às estruturas físicas da Presidência da República, evitando assim a aproximação de manifestantes, além de promover um isolamento adequado e eficiente”, diz o órgão.
A superestrutura equivale a 124 quilômetros de grades, a maior do Palácio do Planalto e da Alvorada nos últimos oito anos. Em comparação ao último ano de Bolsonaro na presidência, há um aumento de 34%: de 92 mil metros em 2022, para 124 mil em 2023.
Além dos alambrados disciplinadores de segurança, o GSI também contratou uma empresa para fornecer barricadas de contenção de público, bem como tapumes metálicos para fechamento de áreas de segurança. Aliás, os tapumes terão mais de 2 metros de altura.
De acordo com a licitação, todos esses materiais tem o objetivo de manter pessoas não autorizadas longe das autoridades. Ou seja, segundo o GSI, a medida deve garantir a segurança dos palácios e residências oficiais do presidente Lula, do vice, Geraldo Alckmin, e de seus respectivos familiares.
Além disso, os itens de segurança também podem ser usados em áreas além do complexo presidencial, especialmente em situações com possibilidade de aglomerações ou manifestações de risco.
“A previsão de realização de eventos em Brasília, em decorrência de visitas de chefes de Estado e/ou de governo, atividades políticas ou em decorrências de prováveis manifestações implicam na necessidade de emprego de alambrados disciplinadores, visando a elevar a capacidade de segurança a ser proporcionada, em todos os níveis e para todas as autoridades que se necessite proteger”.
Ao todo, o GSI estima investir R$ 986 mil em 12 meses.
Sugestão de pauta