O Coletivo Feminino da UFSC Blumenau realiza a terceira edição da campanha Todos Contra a Pobreza Menstrual. Iniciada na terça-feira, 2, a ação visa arrecadar absorventes descartáveis. Além disso, a campanha também combate a desinformação e dá visibilidade ao assunto.
Em 2023, instituições de Blumenau e região que atendem deficientes físicos receberão os absorventes arrecadados.
Primeiramente, a pobreza menstrual é caracterizada pela falta de acesso à higiene pessoal adequada durante o período menstrual. Essa dificuldade pode acontecer por falta de recursos financeiros, de infraestrutura e serviços de saneamento básico, bem como a falta de conhecimento sobre o tema.
Por isso, desde 2014, o dia 28 de maio é dedicado à sensibilização e conscientização sobre higiene e pobreza menstrual a nível mundial. A criação desta data tem o objetivo de promover a educação menstrual para toda a sociedade, bem como mostrar a importância de atitudes positivas relacionadas à menstruação.
Campanha Todos Contra a Pobreza Menstrual
Nas duas primeiras edições da campanha, realizadas em 2021 e 2022, o Coletivo Feminino arrecadou cerca de cinco mil absorventes descartáveis. A rede pública municipal de ensino de Blumenau recebeu os itens, usados para atender meninas do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e que frequentem instituições de contraturno escolar.
LEIA TAMBÉM:
No entanto, além da arrecadação de absorventes, a campanha de 2023 também promove uma roda de conversa sobre os desafios da menstruação no contexto da deficiência física. O encontro está marcado para esta sexta-feira, 5, a partir das 15h na sala A301.
A campanha segue até o dia 31. Os interessados podem entregar as doações nas recepções dos blocos A e C, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h. Além disso, para pessoas de fora de Blumenau ou que não possam ir até a UFSC pessoalmente, o Coletivo aceita doações entregues na Rua João Pessoa, 2750, bairro Velha, Blumenau/SC, CEP 89036-256.
Sugestão de pauta