O intuito foi solicitar melhorias no município.
Na última semana, representantes da Prefeitura de Ascurra estiveram reunidos com a equipe de técnicos do DNIT de Rio do Sul. O intuito foi solicitar melhorias no município.
A princípio, o ponto principal da conversa, foi sobre uma intervenção mais imediata na altura da BR-470, próximo ao trevo de acesso ao bairro Estação e a Ponte sobre o Rio Itajaí-Açu. No local, tem uma grande erosão está colocando em risco a trafegabilidade da via.
Posteriormente, o equipamento de monitoramento climático da Defesa Civil de Santa Catarina também corre perigo.
Segundo divulgado, nas últimas semanas, também, por duas oportunidades, esta erosão causou a queda de postes de energia. Agora, a CELESC já atou no local, instalando um poste longe da área de deslizamento.
De acordo com as informações, os Bombeiros também registraram transtornos em seu trabalho, com o telefone do 193 ficando indisponível temporariamente, e com as quedas de energia danificando carregadores de alguns equipamentos.
• LEIA TAMBÉM: Lei sancionada pelo Presidente Lula obriga empresas a informar etnia dos trabalhadores em registro
Em conclusão, ficou definido que o DNIT irá promover, o quanto antes, uma intervenção no local para impedir o avanço da erosão neste ponto. Com mais tempo, a entidade irá providenciar um estudo hidrológico de toda a bacia que vem do bairro Estação e desemboca neste local, para levantar qual intervenção de drenagem é mais viável para acabar com os problemas causados pelo fluxo de água.
Por fim, participaram da conversa o Prefeito de Ascurra, Arão Josino, o vice-prefeito, Soires Trentini, o Coordenador da Defesa Civil de Ascurra, João Paulo Waltrick e a Secretária de Planejamento, Tainara Fistarol. O Analista em Infraestrutura de Transportes do DNIT de Rio do Sul, Cristhiano Zulianello dos Santos, o Gerente Regional da CELESC de Timbó, Juliano Bachmann, além de demais técnicos da Prefeitura e DNIT também estiveram presentes.
Sugestão de pauta