O Projeto Cultura Viva lança, nesta quinta-feira (20/4), novo edital para seleção de músicos catarinenses. Promovido pelo Teatro Carlos Gomes, e viabilizado pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC), do Governo de Santa Catarina, o projeto escolhe quatro atrações para a segunda edição do Festival Cultura Viva.
Aberto ao público e gratuito, o evento acontece nos dias 10 e 11 de junho, no Salão de Festas do teatro. Além disso, os artistas receberão estrutura técnica completa, produção, divulgação, apoio de palco e cachê.
Por isso, para participar da seleção, os interessados podem se inscrever gratuitamente no link disponível no site do teatro e na bio do Instagram, até o dia 4 de maio. No entanto, vale reforçar que o edital está disponível apenas para inscrições de músicos, bandas e grupos com sede e atuação comprovada em Santa Catarina.
As propostas podem incluir apresentações individuais ou coletivas. Após a inscrição, cada proposta passa por avaliação de uma banca de examinadores especialistas. Por isso, nesta avaliação, os avaliadores analisarão a qualidade artística, a relevância cultural, o ineditismo e criatividade, a adequação e exequibilidade. Além disso, também devem olhar a experiência e qualificação dos artistas e envolvidos.
Em seguida acontecem as avaliações, realizadas entre os dias 5 de 15 de maio. Por fim, o resultado com os selecionados será divulgado no dia 17 de maio, através das plataformas digitais do teatro.
“O Teatro Carlos Gomes, que é referência de cultura e arte no Estado e na região, ao realizar esta ação, se posiciona como um importante promotor cultural, incentivando a cultura no Vale do Itajaí, dando maior visibilidade aos artistas catarinenses e ampliando o acesso à arte”, ressalta Ricardo Stodieck, presidente do teatro.
Além disso, Stodieck reforça que, para ele, poder acolher a produção musical de Santa Catarina e proporcionar eventos como este para a comunidade blumenauense gera orgulho e satisfação. “Acreditamos que essa é a verdadeira vocação do nosso teatro”, completa.
Festival Cultura Viva
Na primeira edição do Festival Cultura Viva, realizada entre os dias 30 de março e 2 de abril, subiram ao palco:
- o baixista Caio Fernando, de Blumenau;
- o duo Rosenete Eberhardt e Marcus Llerena, de Joinville;
- a Banda Pororoca, de Blumenau.
- o Grupo Vocal Syahamba, de Timbó;
LEIA TAMBÉM:
Aliás, esses artistas passaram por uma seleção entre 33 projetos de 10 cidades: Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Florianópolis, Ibirama, Indaial, Itajaí, Joinville, Pomerode e Timbó. No total, este projeto deve contemplar 12 artistas catarinenses.
O Projeto Cultura Viva conta com o apoio das empresas Altenburg, Blumenau Iluminação, Cartondruck, Rede Cooper, DCondor Distribuidora, Dicave, Karsten e Rede Top.
Sugestão de pauta