Fato aconteceu numa escola, onde centenas de pessoas receberiam doações em dinheiro
Na quinta (20), um evento de caridade em Sanaa, capital do Iêmen, terminou em tragédia. Centenas de pessoas estavam aglomeradas em uma escola, para receberem doações em dinheiro, de 5.000 riais iemenitas (R$ 45) por pessoa.
A aglomeração perdeu o controle, fazendo com que alguns dos homens atirassem para cima, na tentativa de dispersar e controlar o povo. Porém, um dos tiros acertou a fiação elétrica da escola, provocando uma explosão. 78 pessoas morreram e 13 ficaram em estado crítico.
LEIA TAMBÉM:
A Polícia prendeu os dois comerciantes que organizaram as doações no local. Uma investigação aprofundada está em andamento.
A situação no Iêmen, localizado no Oriente Médio, é de extrema calamidade como resultado de uma guerra civil que começou em 2014. Uma organização rebelde, chamada ‘houthis’ e apoiada pelo Irã, derrubou o governo de Sanaa. Em 2015, a Arábia Saudita liderou uma intervenção no Iêmen e tirou a liderança apoiada pelos iranianos. Desde então, o país sofre de uma guerra civil sem fim, que deixou milhões de pessoas na fome e pobreza extrema.
Os últimos esforços por negociações de paz estão sendo levados em consideração, mas sem garantias de sucesso por enquanto.
Sugestão de pauta