O tenente-coronel Diogo de Souza Clarindo tem 42 anos e é natural do município de Tubarão, no sul do estado
O 3º Batalhão de Bombeiros Militar, de Blumenau, realizou a solenidade de passagem de comando da unidade e a entrega do Diploma Amigo do Bombeiro na tarde de quarta-feira, 19. O tenente-coronel Jorge Artur Cameu Junior, que ficou à frente da unidade por 26 meses, deixou o comando e assumirá a 1ª Região Bombeiro Militar. Em seu lugar, o tenente-coronel Diogo de Souza Clarindo assume o posto.
Além disso, a solenidade contou com a presença do Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), coronel Fabiano de Souza, da vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina de Souza Soar, bem como de bombeiros e policiais militares, bombeiros comunitários, familiares e autoridades locais. Assim, ao final do evento, os comandantes foram homenageados com o tradicional batismo do fogo.
O tenente-coronel Diogo afirmou que pretende continuar o legado do 3º BBM como uma unidade referência no estado de Santa Catarina. “Desejo potencializar o serviço operacional, com investimentos em novas viaturas e equipamentos e, também, aperfeiçoar o efetivo, para melhor servir a nossa população”.
LEIA TAMBÉM:
Contudo, em sua despedida, o tenente-coronel Cameu reforçou os bons relacionamentos construídos durante sua passagem pelo batalhão.
“O povo do Vale do Itajaí é muito especial. As autoridades sempre muito parceiras e atenciosas em relação às nossas demandas, o empresariado consciente de suas responsabilidades e compreensível em relação às nossas exigências, a comunidade extremamente organizada e resiliente. Isso sem falar da tropa do 3º BBM, extremamente técnica, disciplinada, se destacando pela excelência, cuidado com os mínimos detalhes e pelo atendimento humanizado. Sentirei muita falta desse convívio diário com pessoas tão acolhedoras”, confessou o oficial.
Histórico do novo comandante do Corpo de Bombeiros
O tenente-coronel Diogo de Souza Clarindo tem 42 anos e é natural do município de Tubarão, no sul do estado. Possui ensino superior em fisioterapia e em tecnologia em gestão de emergências, além de pós-graduação em gestão pública e em administração em segurança pública.
Nesse sentido, durante seus 19 anos de serviço público, comandou os quartéis de Laguna e Braço do Norte e construiu a maior parte de sua carreira no município de Tubarão, onde atuou como chefe da Seção de Atividades Técnicas, subcomandante e comandante do 8º Batalhão de Bombeiros Militar.
Entre diversas especializações de cunho operacional, o oficial destaca-se por sua atuação na área de Busca e Resgate em Inundações e Enxurradas, da qual é instrutor titular do curso e presidente da coordenadoria estadual, órgão responsável por orientar e regular as ações desempenhadas por bombeiros militares em ocorrências de desastres de natureza hídrica.
Entrega de Título Honorífico Amigo do Bombeiro
Do mesmo modo, a solenidade também marcou a entrega do Diploma Amigo do Bombeiro. Que tem a finalidade de homenagear pessoas ou instituições que, por meio de suas ações, contribuem para o fortalecimento e reconhecimento da atuação do CBMSC. A concessão do título é uma forma de agradecimento e reconhecimento público pelos serviços prestados em prol da corporação, e pode ser conferido a autoridades, empresas, organizações e cidadãos que se destacam por sua colaboração e apoio aos bombeiros. Por fim, nesta solenidade receberam os títulos:
Egídio da Rosa Beckhauser, ex-presidente da Câmara de Vereadores de Blumenau
Jefferson Santos, proprietário, editor e repórter do portal Mesorregional
Sugestão de pauta