Lançamento de teste tinha como objetivo alcançar a órbita da Terra e se provar capaz de lançar astronautas para a Lua e Marte no futuro próximo
Na manhã desta quinta (20), a SpaceX, agência espacial do bilionário Elon Musk, lançou o Starship, maior foguete já construído na história. Porém, segundos após a decolagem, o foguete sofreu falhas nos motores, um a um, até receber a ordem de autodestruição e explodir.
As várias pessoas que estavam presentes no lançamento comemoraram o fato, apesar do triste e inesperado fim. Um bater de palmas e gritos marcou o momento da explosão do Starship. O motivo da comemoração era pelo fato de conseguirem fazer decolar um foguete com 120 metros de altura, maior que o Cristo Redentor e a Estátua da Liberdade.
LEIA TAMBÉM:
A própria SpaceX e Elon Musk foram ao Twitter para comentarem sobre o ocorrido:
“Parabéns à toda a equipe SpaceX no primeiro e animador teste de vôo integrado do Starship! Com um teste como esse, o sucesso vem a partir do que aprendemos, e o teste de hoje nos ajudará a aprimorarmos a confiabilidade do Starship, enquanto a SpaceX busca tornar a vida multi-planetária” – escreveu a companhia.
With a test like this, success comes from what we learn, and today’s test will help us improve Starship’s reliability as SpaceX seeks to make life multi-planetary
— SpaceX (@SpaceX) April 20, 2023
“Parabéns à equipe SpaceX por um lançamento tão animador do Starship! Aprendi muito para o próximo lançamento-teste dentro dos próximos meses” – disse Elon Musk, dono da agência espacial.
Congrats @SpaceX team on an exciting test launch of Starship!
Learned a lot for next test launch in a few months. pic.twitter.com/gswdFut1dK
— Elon Musk (@elonmusk) April 20, 2023
O objetivo principal do Starship, o maior foguete da história, é de lançar astronautas e carga para a Lua e Marte. Com o retorno do ser humano à Lua programado para entre 2025 e 2026, pela NASA, deu-se início à uma nova corrida espacial. Dessa vez, mirando a permanência da humanidade fora da Terra, ao invés de apenas visitas.
Sugestão de pauta